Caça da FAB cai durante voo de treinamento no Rio Grande do Norte; piloto se ejetou com sucesso

Um caça F-5 EM Tiger II da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu nesta terça-feira, 22,  em Natal, no Rio Grande do Norte, durante um voo de treinamento. Segundo a FAB, o piloto conseguiu se ejetar com segurança e direcionou a aeronave para uma área desabitada antes do impacto, evitando danos em áreas povoadas. Ele foi resgatado por uma equipe de salvamento da própria FAB.

A queda ocorreu após um problema nos motores do caça, e o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o fogo na vegetação da área onde a aeronave caiu. O acidente será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) para identificar as causas e prevenir novos incidentes.

A aeronave fazia parte de uma série de deslocamentos para a Base Aérea de Natal (BANT), onde ocorrerá a CRUZEX 2024, o maior exercício aéreo multinacional organizado pela FAB. A CRUZEX, que acontecerá entre 3 e 15 de novembro, reunirá caças e aeronaves de transporte de países como Estados Unidos, Argentina, Chile, Paraguai e Portugal. Nações como Alemanha, Suécia e África do Sul participarão como observadoras.

Além do F-5 EM, outras aeronaves da FAB, como os caças F-39 Gripen e AMX A-1, e aviões de transporte KC-390 e C-105 Amazonas, já estão na base em preparação para o exercício, que simulará cenários de guerra complexos e promoverá treinamento conjunto entre forças aéreas de diferentes países.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é multado em R$ 2,5 mil por armazenar carne de capivara e pomba

Em uma vistoria realizada pela Polícia Militar Ambienta flagrou um homem armazenando carne de animais silvestres no freezer de uma residência em Emilianópolis, no interior de São Paulo. A ação resultou na apreensão de 4 quilos de carne de capivara e uma pomba amargosa, ambos congelados.

O flagrante foi feito durante uma fiscalização de rotina realizada no local na última sexta-feira, 22, uma vez que o morador criava pássaros em casa. Não foi notado irregularidades relacionadas às aves que estavam na gaiola, mas os policiais desconfiaram de um freezer vertical que estava em um quarto do imóvel.

Questionado, o homem contou que não havia carne de animas silvestres no eletrodoméstico. No entanto, ao abrir o freezer, os policiais encontraram uma pomba amargosa congelada e carne de capivara.

Por fim, o homem confessou que havia matado a pomba recentemente e que a carne de capivara havia sido dada por um conhecido. Ele foi multado em R$ 2.599 por estar em posse de produtos da fauna silvestre sem autorização e responderá pelo crime também na Polícia Civil.

As carnes foram apreendidas e, posteriormente, levadas à vala sanitária.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp