Força Aérea termina testes e caça supersônico da base de Anápolis está pronto para uso, diz capitão
Capaz de atingir uma velocidade de 2.470 km/h, o jato é considerado a primeira linha da FAB. Modelo é ideal para operação em ambientes hostis, mesmo em situações de combate complexas.
Base aérea de Anápolis conclui testes de um moderno Caça Gripen
A Força Aérea Brasileira (FAB) terminou os testes no F-39 Gripen, um caça supersônico com sensores modernos e armas, da Base Aérea de Anápolis (BAAN), na região central do estado. A aeronave está pronta para voar e realizar novas operações, de acordo com o capitão Wanderson Zorzo. Capaz de atingir uma velocidade de 2.470 km/h, o jato é considerado a primeira linha da FAB.
“O F-39 é uma aeronave nova. Como todo projeto, ela passa por um período de implementação operacional […] Desde que a aeronave chegou, os pilotos, mecânicos e pessoal de solo, estão todos voltados para fazer essa implementação da aeronave no contexto da defesa aeroespacial do Brasil”, explicou o chefe da seção de comunicação social da BAAN ao DE.
Segundo o capitão, a aeronave deve passar por testes a vida toda útil para garantir a sua eficiência. Com uma altura de 4,5 m, um comprimento de 14,1 m e 8,6 m de envergadura das asas, ela pode cumprir missões de ataque ao solo e reconhecimento. O modelo é ideal para operação em ambientes hostis, mesmo em situações de combate complexas, segundo a FAB.
O F-39 é considerado pela FAB um importante avanço em qualidade e tecnologia para a capacidade de defesa do país. A aeronave integra o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), o Esquadrão Jaguar, em Anápolis.
“É uma aeronave que consegue ultrapassar a barreira do som”, explicou o capitão sobre a denominação “supersônica”.
Parte traseira de jato entregue à Base Aérea de Anápolis, em Goiás
LEIA TAMBÉM:
Sensores modernos e armas para ambientes hostis: veja detalhes do novo caça supersônico entregue à Base Aérea de Anápolis
Tradição há 50 anos, Portões Abertos da Base aérea de Anápolis é cancelado
Formada em ciências aeronáuticas e influenciadora: veja quem é a piloto de 23 anos que fez pouso após falha no avião que levava Lívia Andrade
ENTENDA OS TESTES REALIZADOS
F-39 Gripen é o novo jato da Base Aérea de Anápolis (Baan)
De acordo com a FAB, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a Verificação Técnica (VT) e a Validação Logística (VL) do F-39E Gripen, entre agosto e setembro deste ano.
“A foco foi avaliar o Gripen na primeira versão BCU (Basic Capability Updated) e os sistemas de suporte à sua operação para as missões de Alerta de Defesa Aérea e Desdobramento no território nacional”, informou a FAB.
A AVOP-I serve para verificar a efetividade e a adequabilidade da aeronave para cumprir missões, levando em consideração o ambiente operacional brasileiro e o estágio inicial de seu ciclo de vida.