Press "Enter" to skip to content

Cacau Show adquire Grupo Playcenter e entra no mundo do entretenimento: “Willy Wonka’ brasileiro”

Última atualização 20/02/2024 | 16:31

A Cacau Show anunciou nesta terça-feira, 20, a aquisição do Grupo Playcenter, se consolidando na entrada no setor de entretenimento. O Grupo Playcenter, conhecido pelo o parque de mesmo nome por 39 anos em São Paulo, atualmente gerencia diversas unidades do Playland em shopping centers por todo o Brasil. O valor da transação não foi revelado.

O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa realizada no Playland do Shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo, com a presença de Alexandre Costa, fundador da Cacau Show, e Marcelo Gutglas, fundador do Grupo Playcenter.

“[Alexandre Costa] é a única pessoa para quem eu venderia a minha empresa. Tenho certeza de que o legado construído com tanto sacrifício por mais de 50 anos terá continuidade com o Alê. Nossa negociação foi rápida com o Alê, que quis, com muito entusiasmo, entrar nesse setor tão fascinante”, afirmou Marcelo Gutglas.

Alexandre Costa descreveu as negociações como um “encontro de almas empreendedoras”, ressaltando o compromisso mútuo de preservar os legados um do outro. “É quase como se a gente estivesse num altar, numa igreja, em que um promete para o outro ser fiel ao que foi construído, ser fiel ao legado do outro.”

Costa também revelou os planos da Cacau Show de construir um parque ao ar livre, inspirado nos parques internacionais da Disney e da Universal. “Sonhar não tem custo. Somos uma empresa que sonha muito e se inspira muito.” Marcelo Gutglas expressou interesse em contribuir com o projeto.

Com a aquisição, a empresa, que atualmente conta com 22 mil colaboradores, passa a ter 22.500, considerando os que vieram do Playcenter.

“A aquisição do Grupo Playcenter pela Cacau Show é surpreendente, embora quem acompanha a trajetória da Cacau Show de perto já havia se dado conta de que Alê Costa enxerga muitas sinergias entre o chocolate e a diversão. Na sua fábrica em São Paulo e mesmo em alguns shoppings ele já havia operado parques temporários, construídos em torno do tema do chocolate. A ideia parece ser reproduzir a fantástica fábrica de chocolate do filme na vida real”, analisa Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da consultoria Gouvêa Malls.

Marinho destacou que a notícia é positiva, especialmente para os shopping centers. “Os parques do Playcenter podem ganhar novo fôlego, tanto em investimentos quanto em visão de negócio, enriquecendo as opções de entretenimento dos centros comerciais brasileiros. Em resumo, Alexandre Costa parece estar se tornando o Willy Wonka brasileiro, o que é muito bom para a Cacau Show, para o Playcenter e para os consumidores.”