Press "Enter" to skip to content

Cachorro é resgatado de cisterna seca em Luziânia

Última atualização 18/05/2023 | 11:40

Nessa tarde de quarta-feira, 17, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) resgataram um cachorro sem raça definida “Vira-lata”, que caiu em uma cisterna desativada de aproximadamente 12 metros de profundidade, no Bairro Parque Roosevelt, em Luziânia.

 

De acordo com a solicitante, ela estava na residência colhendo urucum e escutou os latidos do animal, ao verificar, encontrou o cãozinho preso, em seguida, acionou a equipe de resgate.

 

Com a utilização de técnicas de salvamento terrestre e o uso de uma corda, o animal foi retirado sem ferimentos aparentes, ficando aos cuidados de  proprietária.

 

De acordo com a corporação, as atividades de Salvamento Terrestre cotidianamente se faz necessário utilizar de sistemas de multiplicação de força para realizar a movimentação de cargas que estão acima da capacidade física e funcional do Bombeiro.

 

Os locais mais comuns em que se empregam tais métodos geralmente são ocorrências envolvendo vítimas em poços, cavernas, depressões, túneis, silos, declives, espaços confinados, dentre outros.

 

Os principais materiais operacionais utilizados na confecção dos sistemas de multiplicação de força são: polias, cordas, mosquetões, placas de ancoragem, blocantes estruturais, tripé de salvamento, etc.

 

Vale ressaltar que a missão primordial da corporação consiste na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do estado de Goiás.

 

Confira momento do resgate: