Press "Enter" to skip to content

Cachorro mais velho do mundo morre aos 31 anos

Última atualização 23/10/2023 | 16:09

O cachorro mais velho do mundo, Bobi, morreu com 31 anos e 165 dias, no sexta-feira, 20. A informação foi divulgada pelo site oficial do Guiness World Records, que afirmou que o cão “passou a vida inteira com seu amável dono Leonel Costa e sua família no vilarejo português de Conqueiros”.

De acordo com o portal, a informação sobre a morte do cachorro foi anunciada pela veterinária Karen Becker, que postou no Facebook que “na última noite [post feito no sábado], esse doce garoto ganhou suas asas”. “Apesar de ter vivido mais que qualquer cachorro na história, os 11.478 dias dele na Terra nunca serão suficientes para aqueles que o amavam. Vá com Deus, Bobi… você ensinou ao mundo todo que você nasceu para ensinar”, escreveu.

Recorde

Bobi ganhou o título de cachorro mais velho vivo e o mais velho da história no dia 2 de fevereiro. Ele foi registrado em 1992 no Serviço Médico-Veterinário do Município de Leiria, que confirmou a data de nascimento.

Na ocasião, Bobi desbancou Spike, um Chihuahua que vive em Ohio, nos Estados Unidos. Semanas antes, Spike teria recebido o título de cachorro vivo mais velho do mundo, aos 23 anos de vida. Antes, o título era de Bluey, um boiadeiro-australiano pastor de gado que viveu durante 29 anos e 5 meses, entre 1910 e 1939.

Além da premiação, Bobi é um caso extremamente raro. O cachorro se trata de um legítimo Rafeiro do Alentejo, raça típica de pastor em Portugal. Também conhecido como “mastim português”, esses cães vivem em média 12 a 14 anos, portanto, Bobi superou o dobro da expectativa.