Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra cachorros “nadando” no ar, após serem resgatados de uma enchente no Rio Grande do Sul. De acordo com uma voluntária, os cachorros resgatados podem ficar traumatizados, permanecendo por horas fazendo movimentos como se estivessem nadando, mesmo estando fora da água.
No vídeo, é possível ver o cachorro resgatado continuando a nadar enquanto é carregado pela voluntária.
Assista ao vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)
Até o momento, cerca de 20 mil animais já foram resgatados desde o início das chuvas no Rio Grande do Sul, de acordo com informações da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.
A médica veterinária Michele, da clínica Odontovet, explicou que o fato dos cães terem ficado muito tempo na água e o estresse podem ter contribuído para esse comportamento de “nadar no ar”.
Os animais resgatados estão sendo encaminhados para abrigos, lares temporários e organizações não governamentais. O governo do Rio Grande do Sul disponibilizou caixas de transporte para os pets, ração, chips e insumos para o atendimento, além de veículo, barco e suporte logístico para a equipe ter acesso às regiões alagadas.
A demanda por abrigos para famílias junto com os seus animais de estimação é alta. A PUC-RS abriu um espaço para receber as pessoas resgatadas com seus pets, e atualmente abriga 17 gatos, 43 cachorros e 2 porquinhos da Índia.