Press "Enter" to skip to content

Caçu: Ana Claudia assume controle do MDB e articula escolha de candidato governista

Última atualização 19/03/2024 | 08:17

Eleita em 2020 para seu segundo mandato consecutivo, a prefeita de Caçu, Ana Claudia Lemos, assumiu o controle do MDB no município por determinação do vice-governador Daniel Vilela, que preside o partido em Goiás. Assim, ganhou mais musculatura política para participar das articulações que definirão o candidato a prefeito que representará a base aliada ao Governo do Estado naquela cidade.

Ana, que já foi vereadora e presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sudoeste Goiano (Amesgo), emplacou na presidência do MDB local seu secretário de Finanças, Fernando Gonçalves da Silva – ela teria ficado como tesoureira.

A mudança a favorece: antes, quem dirigia o partido era o vereador Walter Júnior. Por diversas questões, ele e a prefeita acabaram se distanciando politicamente. Há quem diga que apesar dos pesares, ele nunca agiu como oposicionista contumaz à administração de Ana. Mas em todo caso, considera sair do MDB e migrar para outra legenda – a depender de futuras conversas com o deputado estadual Paulo Cezar Martins, de quem ele é muito próximo.

Mas voltando ao pleito de 2024, Ana Claudia deve ter relativa facilidade para fazer seu sucessor. Sua gestão tem significativos índices de aprovação, sobretudo pelos investimentos em educação e em obras estruturantes, como as de pavimentação asfáltica e a restauração de estradas vicinais. Fora as parcerias com deputados estaduais e federais que destinam recursos de emendas parlamentares para Caçu.

Nos bastidores, consta que ela pode apoiar o vice-prefeito Ivair Guimarães, que é filiado ao PP. O MDB de Ana então indicaria o candidato a vice-prefeito em um processo muito semelhante ao que deve ocorrer em Buriti Alegre, onde o prefeito André Chaves também monta chapa PP + MDB. Pessoas próximas à gestora relatam que ela já tem aval da cúpula do partido.