Cadastre-se para Ensino Fundamental e EJA em Salvador até 15/12: saiba como

Cadastramento escolar para Ensino Fundamental e EJA é prorrogado em Salvador; saiba como fazer

O cadastramento para as vagas do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Salvador foi prorrogado até 15 de dezembro. O novo prazo, divulgado pela Prefeitura, oferece mais tempo para que os responsáveis pelas crianças possam realizar o procedimento.

A inscrição deve ser feita preferencialmente de forma virtual, por meio do site da Secretaria Municipal de Educação (Smed) ou diretamente em qualquer unidade de ensino municipal. É importante destacar que o cadastro não assegura a matrícula de imediato. A efetivação será realizada em momento oportuno para os estudantes cadastrados que forem contemplados pela distribuição eletrônica de vagas.

Para realizar o cadastro, é necessário ter em mãos o CPF do responsável, a certidão de nascimento da criança e o endereço completo de interesse, seja residencial ou comercial, próximo ao local desejado para estudo da criança. Alunos que já estão matriculados na rede municipal só precisam realizar o cadastro se desejarem transferência entre unidades de ensino.

O cadastro é destinado aos estudantes do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental, com idade a partir de seis anos (completados até 31/03/2025), visando o ingresso nas escolas da rede municipal de ensino de Salvador. Já na Educação de Jovens e Adultos (EJA), podem ser cadastrados jovens, adultos e idosos que tenham interesse em retomar os estudos no turno noturno.

Com a prorrogação do prazo, os responsáveis têm mais tempo para garantir a vaga de seus filhos nas escolas municipais de Salvador. Fique atento ao prazo final e não deixe de realizar o cadastramento dentro do período estabelecido. Para mais informações e novidades sobre a educação na cidade, acesse o site DE Bahia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Adolescente de 16 anos é assassinado a tiros em Feira de Santana: terceiro caso em três dias

Adolescente de 16 anos é morto a tiros em Feira de Santana

O fato ocorreu na noite de terça-feira (24), no bairro Lagoa Grande, em Feira de Santana. Até o momento, nenhum suspeito foi preso. A vítima foi identificada como Gabriel Aragão dos Santos. Segundo informações da Polícia Civil, o crime aconteceu por volta das 20h, na rua Manaí. A Delegacia de Homicídios de Feira de Santana está investigando o caso e, até o momento, não há pistas sobre a autoria e motivação do ataque. Testemunhas relataram que o jovem foi até o bairro para comprar drogas.

O Departamento de Polícia Técnica realizou perícia no local e o corpo de Gabriel foi removido e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para passar por necropsia. Não há informações sobre o sepultamento dele. Esse trágico episódio marca o terceiro adolescente assassinado em Feira de Santana em um período de três dias. No último domingo (22), dois jovens foram mortos no município, sendo os casos também objeto de investigação.

O primeiro homicídio ocorreu na Rua Senegal, também no bairro Lagoa Grande. Conforme informado pela Polícia Civil, um homem encapuzado e armado desceu de um veículo, se aproximou de Cauã Lima e efetuou diversos disparos. Já o segundo registro aconteceu em um residencial na Avenida Alcina Nery Pereira, no bairro Tomba. Adriano Azevedo estava na porta de casa, ouvindo música, quando foi alvejado por três homens que chegaram a pé, atiraram e fugiram pulando os muros do condomínio.

Até o momento, não há informações sobre a prisão de suspeitos envolvidos nesses crimes, nem se há alguma relação entre as ocorrências. Os casos estão sendo investigados pela Delegacia de Homicídios de Feira de Santana. A população local segue apreensiva diante dos recentes episódios de violência na região. Acompanhe as atualizações sobre este e outros acontecimentos em Feira de Santana e arredores.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp