“É importante que todos os beneficiados dos programas sociais do governo tenham seu cadastro atualizado anualmente”
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia realiza nesta semana o Mutirão do Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais que tornou-se uma alternativa imprescindível para as famílias de baixa renda. Em entrevista ao jornal Diário do Estado, o secretário interino de assistência social José Neles, explicou como funciona e quais programas sociais são atendidos pelo CadÚnico.
O Bolsa Família é o programa mais conhecido, mas não é o único que pode ser acessado pelo instrumento do Cadastro Único. O que muita gente não sabe é que esse sistema é porta de entrada para um conjunto de políticas públicas destinadas a famílias que ganham até três salários mínimos de renda mensal total. Em Aparecida de Goiânia, mais de 35 mil famílias são beneficiadas por esse sistema. A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, possui um setor de cadastro para informar e orientar as famílias. Aparecida possui atualmente 35.588 famílias registradas no Cadastro Único, sendo 10.981 do Bolsa Família. Desse total, 4 mil precisam atualizar seu cadastro e além disso, faltam ainda mais de 11 mil pessoas que precisam ser incluídas. Ela alerta sobre a importância dos beneficiários manterem os dados atualizados.
A partir do cadastramento, o usuário pode ter acesso a diversos benefícios e serviços, de acordo com critérios pré-estabelecidos, como a tarifa social de água e energia, cursos profissionalizantes, Carteira do Idoso, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Telefone Popular, aposentadoria para dono(a) de casa, isenção de taxa para concursos públicos, entre outros. No município, diversos benefícios são ofertados exclusivamente para famílias inscritas. Por exemplo, 70% das vagas para os CMEIs da cidade são para beneficiárias do Bolsa Família e atendimento e participação nas atividades desenvolvidas nos Centros de Referências de Asistência Social (CRAS). “É importante que todos os beneficiados dos programas sociais do governo tenham seu cadastro atualizado anualmente”, alerta José Neles.
Para evitar o cancelamento ou mesmo se cadastrar o responsável pela família, deve apresentar os documentos pessoais de todos os moradores da casa. Entre os documentos necessários estão a certidão de nascimento ou casamento; RG e CPF; carteira de trabalho, último comprovante de renda (contra-cheque se tiver carteira assinada ou se for servidor público); título de eleitor; declaração escolar do ano atual dos estudantes da residência; comprovante de endereço. Para atualizar ou fazer o CadÚnico, os interessados podem procurar o Mutirão do CadÚnico da Prefeitura de Aparecida que acontece até a próxima sexta-feira (9), no Centro Cultural José Barroso, das 8 as 17 horas sem intervalo.