Cadê a água? BRK e Saneago explicam problemas de abastecimento em Aparecida de Goiânia

Audiência pública sobre saneamento e abastecimento de água em Aparecida de Goiânia (Foto: Divulgação)

Representantes da BRK Ambiental e diretores da Saneago compareceram à Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, na manhã desta quinta-feira (19), onde participaram de audiência pública sobre deficiências no saneamento básico e a falta de água na cidade. Técnicos da empresa e do órgão apresentaram dados e projeções do atual cenário e cronograma futuro da prestação do serviço.

O Presidente da Saneago, Ricardo José Soavinski, abriu o evento falando dos trabalhos técnicos realizados pela empresa e das dificuldades provenientes do tecnicismo. Segundo ele, hoje, a cidade de Aparecida de Goiânia possui 78% de atendimento de água. “Durante o atual período prolongado de estiagem, para que Aparecida não sofresse tanto, foram furados 17 poços e mais três serão furados e, mesmo durante essa seca, não tivemos problemas severos de abastecimento”, relatou Soavinski, que afirmou que ao longo do tempo, com obras de grande porte, os problemas que hoje existem serão sanados.

Presidente da Saneago respondeu questionamentos durante audiência (Foto: Divulgação)
Presidente da Saneago respondeu questionamentos durante audiência (Foto: Divulgação)

Em Seguida, o Diretor de Expansão da Saneago, Ricardo Souza Correa, explicou que há um conjunto de obras chamados de linhões, que vai fazer a distribuição de água para Aparecida. “O que mais me angustia é não ter água em casa e é isso que iremos sanar com as construções dos linhões, que agirão como artérias que vão distribuir a água pelos bairros da cidade. Confesso que quando foi feita a barragem do João Leite esses linhões deveriam ter sido feito juntamente, mas como não temos como recuperar o tempo perdido, estamos agilizando para que parte seja instalado no primeiro trimestre de 2020 e os outros no primeiro trimestre de 2021”, pontuou.

Representando o Paço Municipal, o vice-prefeito, Veter Martins, destacou o trabalho da nova gestão da Saneago. “Percebemos a vontade e o esforço que a gestão que assumiu a Saneago no início do ano tem demonstrado pra encontrar soluções definitivas”, elogiou Veter.

Passada a palavra aos vereadores, para que fizessem seus questionamentos, o vereador Manoel Nascimento afirmou acreditar que a Saneago está no caminho certo. “Tenho certeza que a Saneago, quando sanar seus problemas financeiros, terá total condições de desenvolver um serviço de excelência, após, infelizmente, ter servido por vários anos como instrumento político”, garantiu o vereador.

O vice-presidenta da Câmara, vereador Fábio Ideal (PSC), procurou tratar sobre a grande falta de água na região do Buriti Sereno, e pediu que os responsáveis olhassem com mais atenção o problema. Ele contou que vem recebendo inúmeras reclamações por parte da população.

João Santana (PRP), por sua vez, falou sobre um documento que a Saneago enviou ao Ministério público que dizia que vários municípios do Estado de Goiás sofreriam com falta de água. “Isso seria falta de planejamento ou tudo culpa da estiagem?”, indagou o vereador, que cobrou mais investimentos nos mananciais.

O Presidente da Saneago replicou que, independente de questões climáticas, a empresa precisa ter planejamento urbanísticos para períodos de seca e demais interferências externas. Ele lembrou que antes as concessões não previam metas e que agora é diferente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos