Cadê as costureiras? Mercado busca pessoas para atender demanda

Acreditem: faltam costureiras no maior polo atacadista do Centro-Oeste e segundo no País. A demanda da 44 é grande, mas faltam profissionais, especialmente costureiras. A qualificação é o maior empecilho para ocupar um posto de trabalho. Que tal começar um curso gratuito na área e começar o ano de emprego novo?

Há sempre vagas em aberto nas cerca de 2,5 mil indústrias de roupas da capital, de acordo com o Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas em Geral de Goiânia (Sinroupas). Nelas, a habilidade para trabalhar com máquinas de costuras é imprescindível e, por isso, o projeto “Linha, Agulha e Vida” ensina isso e muito mais.

A ideia é capacitar e qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade social para atuarem no segmento da moda em Goiânia oferecendo capacitação relacionada aos processos produtivos da cadeia e também fonte de geração de renda. O curso não exige conhecimentos prévios: basta ter vontade de aprender.

“A indústria têxtil e de confecção brasileira tem destaque no cenário mundial, não apenas por seu profissionalismo, criatividade e tecnologia, mas também pelas dimensões de seu parque industrial: é a quinta maior indústria têxtil do mundo e a quarta maior em confecção. Queremos nossas mulheres prontas para captar seu espaço nesse mercado,” afirma a secretária da Mulher, Tatiana Lemos, cuja pasta oferece o curso em parceria com o Senac.

Durante as 240 horas do curso, as alunas do “Linha, Agulha e Vida” aprenderão todo o bê-á-bá do mundo da costura. Todas saberão identificar as partes e interpretar traços, contornos e marcações da modelagem do vestuário, executar o corte manual e reconhecer as principais partes da máquina de costura reta e overloque industrial, por exemplo.

Dona do próprio nariz

Além da grande quantidade de vagas ociosas na indústria da moda, principalmente por causa do aumento de vendas online impulsionadas pela pandemia, e das cerca de 15 mil pessoas que trabalham como costureira ou em indústria de confecção em Goiás, a capacitação dá a oportunidade para essas mulheres atuarem como autônomas fazendo reforma e ajuste de roupas ou mesmo com roupas de luxo para festas. O serviço em casa permite ainda conciliar com as atividades de casa e cuidados com os filhos.

Costureiros mirins

O mercado goianiense tem tanto potencial que a cidade sedia até um Clube da Costura, um espaço colaborativo para receber pessoas interessadas em se qualificar desde a pesquisa, criação e produção de moda. O local fica em um grande shopping da região da 44 e recebe até crianças que brincam de criar roupinhas para bonecos de brinquedo.

Inscrições

Para se inscrever na Qualificação de Costureiro gratuita é necessário ir até a Secretaria da Mulher (Rua 74, nº 423, Setor Central), entre 8 horas e 17 horas, com RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade. O período de cadastro  segue até o preenchimento de todas as vagas, que são de 200 ao todo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Árvore de Natal desaba em Maricá, RJ, deixando um morto e dois feridos

Na tarde desta segunda-feira, 16, uma árvore de Natal flutuante desabou na Lagoa de Araçatiba, em Maricá, no Rio de Janeiro, causando a morte de uma pessoa e deixando outras duas feridas. O incidente ocorreu devido aos fortes ventos e à chuva intensa que atingiram a região.

De acordo com a Prefeitura de Maricá, a vítima fatal era um funcionário da empresa responsável pela montagem da estrutura. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, mas não resistiu aos ferimentos.

As outras duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara. Uma delas já recebeu alta, enquanto a outra permanece fora de perigo.

A Prefeitura informou, em nota oficial, que está oferecendo suporte às vítimas e suas famílias, além de investigar as causas do acidente.

Temporal no estado do Rio de Janeiro

O forte temporal que atingiu a região nesta segunda-feira trouxe granizo e ventos intensos em diversos bairros do Rio de Janeiro. Segundo o sistema Alerta Rio, as condições climáticas foram influenciadas por áreas de instabilidade, que causaram céu nublado e pancadas de chuva isoladas em alguns pontos da cidade.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram os impactos do temporal, que contribuiu para o desabamento da estrutura da árvore de Natal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp