Cadela e filhote infestados de carrapatos são resgatados pela polícia em Goiânia

Uma cadela e o filhote vítimas de maus-tratos foram resgatados pela Polícia Civil de Goiás (PCGO) nesta terça-feira, 05, em Goiânia. De acordo com a corporação, os animais foram encontrados infestados de carrapatos. Os agentes chegaram aos animais através do disque-denúncia.

De acordo com a denúncia anônima, a cadela havia parido dez filhotes, no entanto, devido a omissão dos tutores, nove deles faleceram. O único sobrevivente estava muito doente, tanto quanto a mãe dele. Ele foi encontrado praticamente desacordado, apresentando mucosa branca e sinal de apatia.

A corporação esteve na casa em que os animais estavam mantidos e verificou que estavam em total situação de maus-tratos, magros e com muitos ectoparasitas. No local estava presente apenas uma pessoa, a qual tem transtornos mentais. Informações divulgadas apontam que os animais eram de outro indivíduo que não foi localizado até o último momento. Foi realizada uma perícia no local e comprovada a situação de crime.

“Como a situação não estava muito clara, a gente não fez o flagrante. Nós vamos dar o andamento a ponto de intimar o verdadeiro tutor que deixou os animais com ele sem nenhum suporte, supostamente sabendo que ele não teria condições de arcar”, contou a delegada Simelli Lemes, titular do Grupo de Proteção Animal da Delegacia de Meio Ambiente (GPA/Dema) ao Jornal Diário do Estado (DE).

“A gente prefere instaurar a portaria para poder delimitar bem as responsabilidades para não cometer nenhum tipo de injustiça. Então a gente já identificou, mas a gente vai apurar as responsabilidades”, completou delegada. 

Cadela e filho são internados

Os cães foram internados no Hospital Veterinário São Francisco de Assis sob a responsabilidade do Grupo Vida Lata, que assumiu os cuidados com os animais. Infelizmente, o filhote não resistiu e morreu na madrugada de quarta-feira, 6.

Ainda de acordo com delegada, ao ser examinada, a cadela foi diagnosticada com hemoparasitose, doença do carrapato, e não está mais internada. “A funcionária do Grupo Vira Lata já pegou a cachorrinha e vai continuar o tratamento em casa. Em seguida, ela irá para triagem para adoção. Apesar da adoção, a gente aguarda o Poder Judiciário decretar a perda da tutela do animal”, finalizou.

Será instaurado inquérito policial, a fim apurar o crime de maus-tratos, cuja pena é de dois a cinco anos de prisão, com causa de aumento de até 1/3 devido ao resultado morte.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos