Última atualização 23/06/2023 | 15:48
Uma shih-tzu foi espancada por uma funcionária de um pet shop durante a secagem pós-banho. O momento foi gravado por câmeras de segurança do local e mostram a prestadora de serviço, Laurice Damasceno, dando socos, empurrões e enforcando a cachorrinha Luma. É possível identificar ainda uma outra funcionária, Tatiana Fragoso, que está tomando conta de um outro cachorro enquanto tudo acontece. O caso aconteceu no último sábado, 17, e a cadela chegou a receber atendimento médico veterinário, mas morreu no dia seguinte.
Em entrevista ao jornal O Popular, a tutora de Luma, Josineuma Dantas, de 41 anos, afirmou que levou a cadela ao pet shop N Pet’s, que fica localizado no Jardim América, em Goiânia. De acordo com ela, a cadela era levada nesse estabelecimento desde o primeiro banho.
Josineuma conta que cerca de duas horas depois recebeu uma ligação da proprietária do pet shop, Thalyta Sousa, solicitando que ela fosse até uma clínica veterinária informando que Luma havia sofrido um acidente. Segundo a tutora, ao chegar na clínica, a cadela não conseguia se mexer, estava com espasmos, e não conseguia sequer abrir os olhos e latir. “Eu a abracei e pedi perdão por ter levado ela lá”, disse.
A delegada e chefe do Grupo de Proteção Animal da Polícia Civil de Goiás, Simelli Lemes, informa que a proprietária e uma testemunha já foram ouvidas. Segundo ela, a perícia de necropsia do animal e análise das imagens de câmeras de segurança já foram solicitadas.
A tutora relata ainda que, no momento em que chegou na clínica, ninguém sabia dizer o que tinha acontecido. Ela diz que Luma não teve fatura exposta e chegou a fazer exames de raio-x e tomografia ainda no sábado. Apesar de a cachorrinha ter passado a noite recebendo medicamentos, Josineuma afirma que o veterinário esclareceu que o animal tomou uma seringa com água e mexeu uma das patas, mas que na parte da noite, faleceu.
Para descobrir de uma vez por todas o que tinha acontecido, a tutora pediu ao pet shop as imagens das câmeras de segurança que constatou que Luma havia sido agredida. Segundo ela, a própria direção do estabelecimento abriu um boletim de ocorrência e entregou os vídeos para a Polícia Civil de Goiás. “Quando me ligaram para falar sobre as imagens, me contaram que a Luma não tinha caído, mas sim, sido agredida pela Laurice e que eles não tinham visto nada. Falaram que ela não latiu. Como que uma cachorra não late nisso. A Luma sofreu muito, ela era luz, foi uma benção na nossa família e eu quero justiça”, diz.
Diante das imagens cruéis, Josineuma percebeu que Laurice não era a única na sala, mas que Tatiana estava junto. Então, a tutora questionou para a outra funcionária se ela não tinha visto o que estava acontecendo. Os vídeos mostram que Tatiana de fato não esteve na sala durante todo o período de agressões, entretanto, em alguns momentos que Luma levava empurrões e era chacoalhada ela estava presente.
Quando Tatiana entra na sala e percebe que a cadela está com espasmos, ela questiona Laurice sobre o que tinha acontecido. Depois disso, ela chama a proprietária que, ao perceber a gravidade da situação, a leva para atendimento veterinário.
Confira nota publicada pelo N Pet’s
A Empresa N Pet’s, por voz de sua proprietária, em razão do acontecimento no dia 17/06, manifesta repúdio ao lamentável episódio ocorrido com a cachorrinha Luma, vítima da ação brutal da prestadora terceirizada de serviços de banho e tosa, no qual cometeu ação de maus tratos durante o banho e secagem. Diante do triste evento, a prestação imediata de socorro foi providenciada, no entanto, a fatalidade não pode ser revertida, e Luma veio a óbito.
A Empresa REPUDIA qualquer ação que cause dor, sofrimento ou lesões a qualquer ser vivo, e por isso, fez questão de encaminhar-se às autoridades policiais e denunciar o ocorrido, prestando todas as informações e imagens necessárias para que seja feita justiça pela crueldade praticada.
Todos os animais merecem ser tratados com dignidade, cuidado e respeito, independentemente da sua condição ou espécie. De modo que a N Pet’s jamais compactuará com o desrespeito desses valores. A N Pet’s sempre priorizou o compromisso ético e a responsabilidade social, norteando os atos com objetivo de respeitar e preservar a vida.
A proprietária reafirma que repudia toda e qualquer tipo de maus tratos contra animais, seja por ação ou omissão, como fez por toda a vida profissional com os pets que esteve sob seus cuidados. Assim, devido a esse lamentável e inaceitável episódio foram encerrados imediatamente o contrato com a prestadora de serviço que ocasionou a morte da cachorrinha Luma, bem como com toda a equipe, para reformulação de todo quadro dos prestadores de serviços. Além de estarem sendo maximizadas as medidas de monitoramento e acompanhamento durante os serviços, tanto pela empresa como pelos tutores.
A N Pet’s está tomando todas providências legais, e continuará a colaborar com todas as formas possíveis ao seu alcance para que a responsável seja punida.
Por fim, a empresa manifesta publicamente solidariedade à tutora da Luma, estando consternada pelo ocorrido, reafirma-se que estamos juntos em busca de JUSTIÇA PELA LUMA!
Ver essa foto no Instagram