Cadela é resgatada em situação de maus-tratos e homem é preso em Caconde, interior de SP.
O flagrante da Polícia Civil ocorreu no distrito de Caconde (SP) na quarta-feira (14), onde o animal foi encontrado com restrição severa de locomoção, sinais de debilidade física e mantido em um ambiente insalubre.
Uma cadela foi resgatada em situação de maus-tratos no distrito de Barrânia, em Caconde (SP), na quarta-feira. No local, a Polícia Civil deteve um homem de 54 anos após denúncia de possíveis irregularidades envolvendo um animal mantido em uma residência.
A prisão ocorreu após a denúncia e o registro de boletim de ocorrência, que apontavam sinais de maus-tratos a um animal na residência.
Investigadores acompanhados de uma médica veterinária do Departamento Municipal de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses foram até o endereço, onde encontraram a cadela em condições inadequadas, com restrição severa de locomoção, debilidade física e mantida em ambiente insalubre.
De acordo com a polícia, o uso de substâncias impróprias foi constatado, aplicadas como suposto tratamento e que poderiam agravar o estado de saúde do animal.
Diante disso, o delegado Thiago Rubim determinou a prisão do homem, encaminhado à cadeia de Casa Branca, enquanto a cadela recebe acompanhamento do órgão municipal competente.
A Polícia Civil solicitou à Justiça medidas para evitar que o ato se repita e garantir a proteção do animal, destacando que maus-tratos como esses são considerados crime pela Lei de Crimes Ambientais, que prevê pena de dois a cinco anos de prisão, multa e proibição da guarda de animais para quem os pratica.




