Cães visitam hospital para alegrar pacientes e funcionários em Aparecida de Goiânia

Nesta quinta-feira (24), o Hospital Municipal de Aparecida – Íris Rezende Machado (Hmap) recebeu visitas de cinco cães “terapeutas”. Usando fantasias, Hiena, Sirius, Layka, Sansão e Lord levaram alegria a pacientes e funcionários da unidade.

Os cinco cães foram até a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e enfermaria. Pacientes da UTI adulta também quiseram encontrar os visitantes. Esta foi a primeira ida dos cães ao Hmap. Eles fazem parte do projeto Terapia Assistida por Cães – GO, que busca proporcionar momentos de afeto e alívio, com a ajuda dos amigos de quatro patas.

Sansão fez a visita fantasiado de Chaves (Imagem: Hmap)

A iniciativa tem objetivo de descontrair o ambiente hospitalar e pode melhorar a comunicação entre pacientes e equipe de saúde, reduzir a ansiedade e a solidão.

“Além de os pacientes ficarem felizes, existem estudos comprovando que o contato com animais libera neurotransmissores que ajudam a melhorar a imunidade”, explica a coordenadora de humanização do Hmap, Núbia Rodrigues.

Laika é a mais experiente da turma, tem 16 anos. (Imagem: Hmap)

Os cães que visitaram o hospital, em Aparecida de Goiânia, passaram por triagem de comportamento. Os mais dóceis e que interagem de forma mais tranquila foram ao hospital, depois de se prepararem para a visita. “Todos são vacinados, vermifugados, tomaram banho e passaram por tosa”, conta.

A visita dos cães são exemplo da busca pela humanização, que é política pública dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), desde 2003, com objetivo de amenizar o ambiente hospitalar. “O propósito é melhorar a visão que o paciente tem a respeito do SUS, por meio de uma assistência humanizada, mas também melhorar o ambiente para os colaboradores. Muitas vezes, se busca melhores condições para os pacientes, mas se esquece que o colaborador também é humano e precisa de suporte e reconhecimento”, explica a coordenadora de humanização do Hmap.

Confira vídeos da visita dos cães “terapeutas”:

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos