Press "Enter" to skip to content

Cães visitam hospital para alegrar pacientes e funcionários em Aparecida de Goiânia

Última atualização 25/03/2022 | 10:03

Nesta quinta-feira (24), o Hospital Municipal de Aparecida – Íris Rezende Machado (Hmap) recebeu visitas de cinco cães “terapeutas”. Usando fantasias, Hiena, Sirius, Layka, Sansão e Lord levaram alegria a pacientes e funcionários da unidade.

Os cinco cães foram até a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e enfermaria. Pacientes da UTI adulta também quiseram encontrar os visitantes. Esta foi a primeira ida dos cães ao Hmap. Eles fazem parte do projeto Terapia Assistida por Cães – GO, que busca proporcionar momentos de afeto e alívio, com a ajuda dos amigos de quatro patas.

Sansão fez a visita fantasiado de Chaves (Imagem: Hmap)

A iniciativa tem objetivo de descontrair o ambiente hospitalar e pode melhorar a comunicação entre pacientes e equipe de saúde, reduzir a ansiedade e a solidão.

“Além de os pacientes ficarem felizes, existem estudos comprovando que o contato com animais libera neurotransmissores que ajudam a melhorar a imunidade”, explica a coordenadora de humanização do Hmap, Núbia Rodrigues.

Laika é a mais experiente da turma, tem 16 anos. (Imagem: Hmap)

Os cães que visitaram o hospital, em Aparecida de Goiânia, passaram por triagem de comportamento. Os mais dóceis e que interagem de forma mais tranquila foram ao hospital, depois de se prepararem para a visita. “Todos são vacinados, vermifugados, tomaram banho e passaram por tosa”, conta.

A visita dos cães são exemplo da busca pela humanização, que é política pública dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), desde 2003, com objetivo de amenizar o ambiente hospitalar. “O propósito é melhorar a visão que o paciente tem a respeito do SUS, por meio de uma assistência humanizada, mas também melhorar o ambiente para os colaboradores. Muitas vezes, se busca melhores condições para os pacientes, mas se esquece que o colaborador também é humano e precisa de suporte e reconhecimento”, explica a coordenadora de humanização do Hmap.

Confira vídeos da visita dos cães “terapeutas”: