Press "Enter" to skip to content

Caiado abre colheita da soja com recorde de produção em Goiás

Nesta quinta-feira, 18, o governador Ronaldo Caiado participou da abertura oficial da colheita da soja em Goiás, na Fazenda Brasilândia, em Montividiu. Ele foi responsável pela condução da coleta de um talhão de soja e o descarregamento do grão. “Aqui, entre vocês, estou em minha casa. É um setor parceiro, do qual faço parte, e me orgulho disso. É a coluna vertebral do Estado”, disse. A expectativa é que a safra da oleaginosa alcance de 13 a 14 milhões de toneladas na safra 2020/2021, sendo um novo recorde.

“Será uma colheita que dará a Goiás a condição de disputar o terceiro ou quarto lugar entre os maiores produtores de grãos do país”, afirmou o governador. O Estado está ainda buscando inovações para impulsionar ainda mais o setor. Entre elas, foi destacado iniciativa pioneira de ativar, em novembro do ano passado, o sinal da rede de internet móvel de quinta geração (5G) para o agronegócio buscando o desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial e da chamada Internet das Coisas (Internet ofThings – IoT).

O governador acrescentou que se encontrou pela terceira vez com a diretoria da Huawei, uma das empresas parceiras do projeto 5G. “Estamos avançando também agora com a John Deere, que vai ser nossa parceira com suas máquinas acopladas a esse sistema, em todo um projeto elaborado pelo Centro de Excelência e Inteligência Artificial. É responsabilidade de toda minha estrutura de governo levar o que existe de mais moderno ao produtor rural”. 

Soja

A produção da oleaginosa é uma das principais forças do agronegócio goiano, setor em que o Estado é referência nacional e internacional. Apenas em 2020, o setor foi o responsável por 51,8% das exportações do agro em Goiás, totalizando US$ 3,30 bilhões.

Na safra 2019/2020, Goiás foi o terceiro maior produtor de soja no Brasil, atrás de Mato Grosso e Paraná. De acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado no começo de fevereiro, o Estado deve colher mais de 13,4 milhões de toneladas de soja na safra 2020/2021, além de um novo recorde de produção, apresentando um crescimento de 1,9% em relação ao ciclo anterior.

Foto: Júnior Guimarães