Caiado abre quase 30 pontos à frente do segundo colocado em disputa para governador

Em primeira pesquisa após encerramento das convenções no último dia 5, o senador Ronaldo Caiado (DEM) segue isolado na liderança da disputa ao cargo de governador. Em terceira rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR, realizada entre os dias 6 e 10 de agosto, Caiado aparece com 39,8% das intenções de voto. O governador José Eliton (PSDB) tem 9,9% e o deputado federal Daniel Vilela (MDB), 8,6%, em empate técnico com o tucano.

Em abril, o democrata tinha 39,7%, em junho oscilou negativamente para 38% e agora tem 39,8%, aparecendo quase 30 pontos à frente de José Eliton, que é o segundo colocado. O tucano apresentou um crescimento na segunda rodada, mas segue estacionado: tinha 6,7% em abril, variou para 10% em junho e agora tem 9,9%. Já Daniel Vilela apresentou variação positiva de três pontos em relação à última pesquisa. Em abril o emedebista aparecia com 6,2% há quatro meses, oscilou negativamente para 5,6% em junho e agora varia positivamente para 8,6%.

A professora Kátia Maria (PT) aparece 2,9% das intenções de voto, em empate técnico com o professor Weslei Garcia (PSOL), teve nesta rodada 2% das intenções. É o menor porcentual da petista nos três levantamentos: em abril, tinha 3% e oscilou para cima, chegando a 4,6% em junho. O professor Marcelo Lira (PCB) tem 0,9%. Ele não foi incluído nos levantamentos anteriores porque a candidatura só foi lançada pelo partido em julho.

19,4% das pessoas consultadas se dizem indecisas e 16,6% responderam que anulariam o voto ou não votariam. Os dados são da pesquisa estimulada, em que uma cartela com os nomes dos seis candidatos é apresentada ao eleitor.

O PCO aprovou em convenção o nome da professora Alda Lucia Monteiro de Souza para a disputa ao governo do Estado, mas a ata do evento só foi divulgada após o registro da pesquisa Serpes na Justiça Eleitoral, daí o nome dela não figurar na lista de candidatos na pesquisa estimulada.

801 pessoas foram perguntadas e a margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos porcentuais, por isso só se consideram crescimento ou queda as variações acima deste índice.

 

Espontânea

Neste modelo de pesquisa, os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor. E cada consultado fala por conta própria o nome em que votaria se as eleições fossem hoje.

Na espontânea, Ronaldo Caiado aparece com 15,5%. Na rodada anterior, realizada em junho deste ano, ele registrava 9,2%.  Eliton é citado por 3,7% dos eleitores e Daniel, por 1,9%. Weslei tem 0,5%, Kátia, 0,4% e Marcelo Lira, 0,2%.

O índice de indecisos continua alto: 64,9% dizem não saber em quem votar. No levantamento de dois meses atrás o porcentual era de 75,8%. Um total de 12,9% dos eleitores disseram que vão anular ou não votarão.

O Serpes informou que orientou os pesquisadores a alertarem o eleitor sobre a citação de nomes que não estejam na disputa, por isso a relação inclui apenas os candidatos oficiais.

A campanha eleitoral começa oficialmente no dia 16 de agosto e terá, pela primeira vez na sucessão estadual e presidencial, apenas 45 dias.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp