Caiado anuncia aumento salarial para servidores da educação de Goiás

O aumento foi divulgado no Dia dos Professores em uma cerimônia de boas-vindas aos novos membros do Conselho Estadual de Educação

Nesta sexta-feira (15), o governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou o aumento salarial a todos os servidores estaduais de educação. A partir deste mês, outubro, o reajuste salarial e o Auxílio-Aprimoramento já passam a valer. Para novembro, os servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), receberão ajuda de custo proporcional à carga horária. Aposentados e pensionistas terão uma nova faixa de isenção na contribuição previdenciária.

O evento, realizado no Conselho Estadual de Educação (CEE-GO), marcou o Dia dos Professores da rede pública de Goiás. O reajuste salarial está dividido em duas categorias:

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Quadro transitório e com contratos temporários – 4,52%: Professores P1, P2 e servidores administrativos

Efetivos ou com contratos – 7,20%: Professores P3, P4 e servidores administrativos

Auxílio-Aprimoramento Continuado

O Auxílio-Aprimoramento será concedido todos os meses aos professores e servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ativos e temporários, no valor de R$ 500. Esse benefício é para auxiliar a qualificação desses profissionais, com aquisição de livros e participação em cursos.

O governador também comunicou sobre a Emenda Constitucional que enviou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), com a garantia de que os aposentados e pensionistas, com salário de até R$ 3 mil terão isenção da contribuição previdenciária de 14,25%.

Novo Ensino Médio

Na ocasião, foi lançado o Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio, que regulamenta o novo Ensino Médio. Dentre as mudanças, o novo modelo contará com uma carga horária de 3 mil horas para todos os três anos de ensino médio; os estudantes terão 6 horas de aulas por dia. As matérias, além das obrigatórias já existentes, terão os Itinerários Formativos. Caiado, celebra os avanços:

“Aqui, faço uma análise do quanto a gente pode fazer e do quanto a gente pode melhorar a vida das pessoas, acreditando com verdade nisso. Não como sendo frase de retórica, não como sendo frase de campanha eleitoral, mas fazendo da educação uma verdade, para que ela atinja os melhores níveis e possa combater as desigualdades regionais e dar cidadania as pessoas”, diz.

Caiado na cerimonia de lançamento do Novo Ensino Médio
Governador Ronaldo Caiado na cerimonia de lançamento do Novo Ensino Médio (Foto: Assessoria do Governador)

Os Itinerários Formativos são a parte flexível do currículo, em que os estudantes podem escolher conforme seus interesses, aptidões e objetivos. Eles são formados por eixos estruturantes nas áreas de Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural, Processos Criativos e Empreendedorismo.

São compostos por 17 tipos de conteúdo diferentes, com 2 de cada área do conhecimento, 6 integrados (itinerários que combinam mais de uma área de conhecimento) e 3 do eixo técnico-profissionalizante (formação técnica e profissional). Os alunos também terão aulas de Projeto de Vida, já comum em algumas escolas particulares. Esse projeto é para que o estudante se prepare para a “vida”, os sonhos, as metas para a vida pessoal e  profissional e o autoconhecimento.

Tags: