Press "Enter" to skip to content

Caiado anuncia importação de 142 mil doses de Sputnik V

Goiás recebeu a autorização de importação excepcional e temporária da vacina Sputnik V, produzida pela Rússia, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta terça-feira (15). Serão 142 mil imunizantes que são suficientes para 71 mil goianos, equivalente a 1% da população, com a primeira dose e o reforço. “Esse é o limite permitido pela agência para estados que pediram autorização. O importante é vacinar a nossa gente”, afirma o governador Ronaldo Caiado em suas redes sociais.

Entre as restrições, estão a utilização de vacina apenas na imunização de indivíduos adultos com idade entre 18 e 60 anos, não sendo indicada para gestantes, puérperas, lactantes e indivíduos com comorbidades, entre outras deliberações. Os lotes dos imunobiológicos apenas serão destinados ao uso após análise laboratorial e liberação pelo Instituto Nacional de Controle a Qualidade em Saúde.

“A maior parte das ressalvas depende da Rússia. Nós tramitamos ao mesmo tempo a autorização e a contratação. Com a decisão favorável, já estamos na fase de assinatura do contrato”, assegura o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino.

Após o uso das vacinas, a Anvisa avaliará os dados de monitoramento do uso, a fim de permitir novas doses a serem importadas. ”Mantido o status probatório para análise de tais pedidos de importação da Sputnik V, a Diretoria Colegiada da Agência deliberará sobre os próximos pedidos por meio de Circuito Deliberativo.”

Além de Goiás, outros estados também irão receber doses de acordo com 1% da sua população. São eles: Rio Grande do Norte – 71.000 doses, Mato Grosso – 71.000 doses, Rondônia – 36.000 doses, Pará – 174.000 doses, Amapá – 17.000 doses, Paraíba – 81.000 doses e Goiás – 142.000 doses.