Caiado anuncia leilão do Complexo Serra Dourada; concessão é de 35 anos

O governador Ronaldo Caiado e o vice, Daniel Vilela, anunciaram nesta quarta-feira, 9, o leilão da nova gestão do Estádio Serra Dourada, um projeto ambicioso de modernização e revitalização do espaço que já foi palco de grandes eventos esportivos. A licitação será realizada no dia 4 de dezembro na B3, em São Paulo.
 
Com uma duração de 35 anos, o valor mínimo para investimentos em adequações é de R$ 215 milhões, e a estimativa total ao longo de todo o período de concessão é de R$ 1.049.540.594. Além da gestão, a concessão inclui reforma, modernização, operação e manutenção do Complexo Serra Dourada, que abrange o estádio, o Ginásio Valério Luiz de Oliveira (Goiânia Arena) e o Parque Poliesportivo.
 
Caiado destacou a importância de devolver o Serra Dourada ao seu lugar de destaque no cenário nacional, transformando-o em um centro de eventos moderno e um lugar de integração da sociedade. O governador definiu o projeto como “ousado”, porque vai promover o futebol e também outras áreas de esporte. Ele enfatizou que o investimento deve estimular a instalação de mais hotéis e shoppings na região, criando um complexo de mercado que vai girar a economia da cidade.
 
O vice-governador Daniel Vilela destacou que a concepção arquitetônica do espaço será preservada. “A concessão será uma grande conquista e nossa expectativa é que venha um grande grupo com a disposição para investir, revitalizando a praça esportiva protagonista dos esportes brasileiros”, afirmou.
 
O presidente da Goiás Parcerias, Diego Soares, explicou que o vencedor terá um prazo para apresentar as documentações legais. “Previamente será feita uma análise e posteriormente um estudo mais profundo dos interessados. Nesse período haverá levantamento para apresentação de projetos, formatos e duração da obra”, afirmou.
 
O Estádio Serra Dourada foi inaugurado em 9 de março de 1975, na gestão do então governador Leonino Caiado, lembrou o secretário de Esportes, Rudson Guerra, explicando que a medida visa “devolver ao goiano o que é dele”. Ressaltou que até 2018 a situação do espaço era de abandono. “Para resgatar o estádio, o Governo de Goiás reconstruiu os banheiros e fez outras adequações, todos com acessibilidade, para melhor acolher o público”.
 
A licitação será conduzida pelas secretarias de Esporte e Lazer, Vice-Governadoria, Secretaria-Geral de Governo, Sead e a Companhia de Investimentos e Parcerias do Estado de Goiás. As empresas interessadas deverão apresentar toda a documentação necessária no dia 27 de novembro, entre 10h e 12h, na sede da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, em São Paulo. A abertura da licitação, do tipo maior oferta, será no dia 4 de dezembro, a partir das 14h, no mesmo local. O edital e demais informações estão disponíveis para consulta no portal do Governo de Goiás.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos