Press "Enter" to skip to content

Caiado anuncia novas alas de tratamento para câncer, além de ampliação de leitos e hospitais

Última atualização 02/06/2022 | 14:14

Ao menos quatro municípios goianos vão receber novos investimentos na área da saúde para ampliar o atendimento à população. O anúncio foi feito pelo Governador Ronaldo Caiadona manhã desta quinta-feira (02). Entre as melhorias previstas para acontecer nas cidades de Uruaçu, Trindade, Águas Lindas de Goiás e São Luís de Montes Belos, está a abertura de novos leitos e ampliação de hospitais.

“O Hospital do Centro-Norte Goiano, em Uruaçu, abrirá o serviço de oncologia. Em Trindade, vamos ampliar a área do Hetrin, com 20 leitos de UTI, 90 leitos de clínica médica e 20 leitos de clínica cirúrgica. Em Águas Lindas, onde já fizeram shows para a inauguração do hospital, agora sim vamos acabar a obra, com 164 leitos e salas de cirurgias. Em Formosa, estamos aumentando a área do hospital de 5 mil metros para 17 mil metros quadrados. São Luís de Montes Belos, a unidade de saúde também terá sua área ampliada em 2,6 vezes até o fim do ano, com atendimento especializado para cardiologia”, detalhou à CBN.

O chefe do executivo estadual também lembrou do Hospital do Câncer, que está em votação na Câmara de Goiânia para desmembramento da área, e que terá um complexo hospitalar. Para Caiado, essas mudanças vão trazer fôlego para a saúde estadual, que já estava em colapso antes da pandemia.

“Não podemos culpar apenas a pandemia pela situação. Tínhamos uma centralização da saúde em Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia. Fora isso, os outros 243 municípios não tinham nenhuma capacidade de atender ao cidadão vítima de infarto, de acidentes. Os hospitais que abrimos na pandemia conseguem suprir casos graves com UTI e até cirurgias mais complexas”, contou.

Saúde

Desde 2019, o Governo de Goiás entregou seis policlínicas à população. As unidades estão localizadas nos municípios de Posse, Quirinópolis, São Luís de Montes Belos, Goianésia, Formosa e na cidade de Goiás.

“Cidades grandes e importantes como Itumbiara, Jataí, Luziânia, Formosa, Porangatu e São Luís de Montes Belos não tinham leitos de UTI. No Entorno do Distrito Federal, onde temos o segundo maior contingente populacional em Goiás, não tinha nenhum também. A primeira vítima de Covid-19 em Goiás veio de Luziânia para Goiânia e já chegou aqui sem vida. Saltamos de 244 leitos para 885. Fizemos com que hospitais prioritários para Covid-19 tivessem leitos garantidos”.