Press "Enter" to skip to content

Caiado assina contrato e traz gigante chinesa para Goiás

Última atualização 07/11/2023 | 17:33

Itumbiara sediará os trabalhos da multinacional Chint Power, grande fornecedora de sistemas de energia limpa. O acordo para instalação em Goiás foi assinado pelo governador Ronaldo Caiado, pelo fundador e presidente mundial da empresa Nan Cunhui e pela CEO global Lily Zhang, nesta terça-feira (07/11), em Xangai, na China. A operação será a primeira realizada pela Chint na América do Sul e reforça momento positivo de atração de empresas tecnológicas para o estado. O plano de investimentos será apresentado pelo grupo chinês nos próximos meses.

“Nossa vinda aqui tem um objetivo: fazer com que possamos ampliar os investimentos de empresas de tecnologia em Goiás garantindo maior acesso a produtos essenciais, como energia sustentável, ao mesmo tempo em que ampliamos a oferta de empregos qualificados e renda aos goianos. Nosso estado oferece muitas vantagens, é competitivo. Estamos mostrando isso para o mundo e garantindo ainda mais desenvolvimento”, destaca o governador Ronaldo Caiado.

Com renome mundial, a Chint Power realiza armazenamento, conversão e distribuição de energia inteligente. A empresa também desenvolve projetos de investimento e construção nos diversos segmentos como usina fotovoltaica, micro-redes e complementação multienergética. Segundo o fundador da multinacional, a vinda para Goiás é o início de uma relação de confiança. “Foram 20 anos de estudo profundo para o desenvolvimento de uma tecnologia eficiente e verde. Que agora vamos levar para Goiás, que tem um potencial imenso e todas as condições ideais para ampliação do nosso trabalho. É o primeiro passo de outros que ainda virão”, diz Nan Cunhui.

Para o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, é um momento histórico para cidade. “O trabalho realizado pelo governador Ronaldo Caiado, tanto na estruturação do estado, tanto na construção desta relação comercial internacional é fundamental para nós. Nossa cidade ganha muito, Goiás ganha muito. É um dia histórico, de muita felicidade”, comemora o gestor.

A assinatura é a terceira agenda oficial da missão oficial liderada pelo governador Ronaldo Caiado na China. Participam da comitiva, a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado; os secretários de Indústria e Comércio, Joel Sant’Ana Braga Filho; de Governo, Adriano da Rocha Lima; de Infraestrutura, Pedro Sales; e a diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás, Adryanna Caiado. O presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto; os deputados estaduais: Jamil Calife, Lucas do Vale e Vivian Naves, bem como o prefeito de Anápolis, Roberto Naves; a prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares; e o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale.

A empresa

Fundada em 1984, a Chint está presente em negócios em mais de 140 países e regiões. São 30 mil colaboradores associados à empresa que, em 2018, alcançou o montante de US$ 10,5 bilhões em vendas anuais. O feito colocou a organização na lista das 50 principais da Ásia e entre as 100 maiores empresas privadas da China.

Considerada também uma entidade de desenvolvimento de plataformas, a Chint fornece pacotes de soluções de energia para usuários industriais, comerciais, finais e instituições públicas, e visa a construção de um ambiente regional de operação com energia de forma inteligente.

“Sem dúvida alguma, existe um mercado todo aberto em um país tropical como Brasil, onde temos luminosidade intensa por quase os 365 dias do ano. Como tal, o fornecimento de energia verde vem atender uma demanda mundial e urgente. Em Goiás, caminhamos para uma política de carbono neutro. Vamos fazer com que a energia fotovoltaica exista, assim como a eólica, energias limpas como a biomassa, a produção de etanol. São formas de combustíveis que, do ponto de vista ambiental, são desejadas para a descarbonização da nossa atmosfera”, concluiu Caiado.