Nesta terça-feira, 26, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, sancionou um projeto de lei que concede o título de cidadão goiano ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino. A homenagem foi publicada no Diário Oficial do Estado de Goiás (DOE) e proposta pelos deputados Dr. George Morais (PDT), Bruno Peixoto (UB) e Talles Barreto (UB).
O texto foi aprovado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) no último dia 14 de novembro, com apoio da maioria dos deputados. Apenas o deputado estadual Amauri Ribeiro (UB) votou contra a cidadania à Flávia Dino.
Apesar da aprovação dos parlamentares, a decisão da cidadania causou polêmica e foi criticada por políticos. Clécio Alves (Republicanos) criticou a homenagem durante uma sessão na Assembleia e citou que o ministro recebeu a visita da esposa de um líder de uma facção criminosa no Ministério, antecipando que votaria contra o título.
“Tomara que esse título de cidadão não venha a ser apreciado aqui, porque eu vou ter o prazer de votar contra e fazer o uso da tribuna para dizer que isso é mais uma vergonha para o Estado de Goiás”, declarou.
Reconhecimento
Flávio Dino, conhecido por sua atuação destacada no STF, recebeu este título em reconhecimento a seu trabalho e impacto na sociedade.
Ministro do STF, Flávio Dino já foi juiz de direito e renunciou a carreira no judiciário para entrar na política. Ele foi governador do Maranhão por duas gestões, senador da República e ministro da Justiça, antes de ser nomeado para a cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF).