Press "Enter" to skip to content

Caiado debate suspensão da temporada do Araguaia com prefeitos

Última atualização 12/05/2021 | 17:17

O governador Ronaldo Caiado está reunido neste momento, por videoconferência, com prefeitos e empresários goianos para debater a suspensão da temporada 2021 do Rio Araguaia. A transmissão teve início as 16h20 desta quarta-feira (12), e está sendo feita pelo canal oficial do Governo de Goiás no YouTube. O objetivo do cancelamento do tradicional destino turístico das férias de meio de ano em Goiás, pelo segundo ano consecutivo, é evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19.

De acordo com o decreto nº 9.862, publicado na segunda-feira (10), está proibida a realização de qualquer atividade em que haja aglomeração de pessoas para lazer e turismo na região do rio e seus afluentes. Assim, estão proibidas festas, espetáculos, caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos, corridas, entre outros.

O documento também proíbe a instalação e funcionamento de estruturas temporárias como restaurantes, bares, banheiros, pontos de apoio ou qualquer suporte de atendimento a turistas e usuários das praias, beiras de rios e cachoeiras.

Se descumprirem as medidas, as pessoas as pessoas serão autuadas por infração administrativa ambiental e podem ser multadas entre R$ 1 mil e R$ 500 mil. A fiscalização será feita pela Polícia Militar Ambiental, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).