Caiado defende parcerias por avanços sociais em Goiás durante evento

Ronaldo Caiado

A meta de assegurar o avanço social em Goiás no seu atual mandato deu tom ao discurso do governador Ronaldo Caiado na posse do procurador-geral do Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), Henrique Pandim, no cargo de presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) para a gestão 2023-2024. A solenidade foi realizada nesta quinta-feira, 16, na sede do Ministério Público do Estado de Goiás.

O governador afirmou que seus objetivos à frente do Governo de Goiás conciliam com as ações da entidade que está sob nova direção. “Quero entregar um Estado que tenha o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, com melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e maior objetividade com programas sociais de inclusão das famílias”, alegou ao lembrar que o seu maior compromisso é romper o ciclo da pobreza.

Caiado parabenizou Pandim, a quem desejou sucesso, e também citou a responsabilidade que ele assume em dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido no Conselho. “Parabéns pelo seu prestígio, pela capacidade de aglutinar e chegar ao comando”, afirmou ao novo presidente. O governador observou que o Ministério Público tem sido parceiro do Estado na busca por melhor qualidade de vida dos goianos, e que a continuidade dessa relação dará “capacidade de avançar e evoluir com o objetivo do bem comum”. Caiado estava acompanhado do vice-governador, Daniel Vilela.

Henrique, que é doutorando em direito público, mestre em direito, relações internacionais e desenvolvimento, ressaltou que sua atuação será no sentido de fortalecer ainda mais o Ministério Público de Contas Brasileiro. “São ações que o CNPGC tem feito ao longo dos anos e que vamos continuar e ampliar para levar um serviço melhor para população e melhor controle do uso do dinheiro público”, pontuou. “Somos uma instituição que é parceria do gestor público e que tem a missão de cooperar para o bem comum”, finalizou.

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Joaquim de Castro, ressaltou que Pandim é mais um goiano que se desponta no cenário nacional. “Vai trabalhar com único objetivo: melhorar a vida da população”. Já o Procurador-Geral de Justiça, Cyro Terra Peres, demonstrou orgulho. “Fica o desejo de pleno êxito na nova missão. Vamos trabalhar com colaboração mútua, parceria e compartilhamento de informações”, reforçou.

Sobre o Conselho

O CNPGC congrega procuradores-gerais de contas de todo o país. A entidade tem entre os seus objetivos a defesa dos princípios e das prerrogativas do MPC no Brasil, além da promoção de intercâmbio de experiências e integração entre os seus membros. A eleição para a nova diretoria ocorreu em 10 de fevereiro. Henrique substitui o procurador-geral do MPC de São Paulo, Thiago Pinheiro Lima, que deixa a presidência do conselho após um ano.

Também tomaram posse os vice-presidentes regionais Patrick Bezerra Mesquita (Região Norte), Gustavo Massa Ferreira Lima (Região Nordeste), Cristina Machado da Costa e Silva (Região Centro-Oeste), Marcílio Barenco Correa de Mello (Região Sudeste), Diogo Roberto Ringenberg (Região Sul), o secretário executivo, Adilson Moreira de Medeiros, e o tesoureiro, Carlos Gustavo Silva Rodrigues.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ponte TO-MA: Mais dois corpos são localizados após queda no Rio Tocantins

Na quarta-feira, 25, mergulhadores localizaram mais dois corpos de vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga o Maranhão ao Tocantins. As vítimas identificadas são Anisio Padilha Soares, de 43 anos, e Silvana dos Santos Rocha Soares, de 53 anos. Com essas localizações, o número de mortos na queda da ponte subiu para seis, enquanto onze pessoas ainda estão desaparecidas.

Desabamento

A ação foi realizada pelo Corpo de Bombeiros dos estados Maranhão, Tocantins e Pará, além da Marinha do Brasil. O desabamento ocorreu na tarde do último domingo, 22, na ponte localizada na BR-226, que conecta as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Durante o acidente, oito veículos caíram no Rio Tocantins, incluindo um carro de passeio, duas motos e ao menos quatro caminhões.

As buscas pelas vítimas foram retomadas na manhã da quarta-feira com o auxílio de botes e a participação de 29 mergulhadores. A visibilidade é pouca e a forte correnteza, somada à profundidade de cerca de 50 metros no local do acidente, complica o trabalho dos mergulhadores, que enfrentam grandes desafios na operação de resgate.

De acordo com o DNIT, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu, e a causa do colapso ainda está sendo investigada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp