Press "Enter" to skip to content

Caiado defende tecnologia e parceria com o setor privado em seu plano de governo

O senador Ronaldo Caiado (DEM) apresentou na tarde desta segunda-feira (13), durante sabatina realizada pela Federação da Indústria e Comércio do Estado de Goiás (FIEG), os principais pontos de seu plano de governo para promover o desenvolvimento sustentável da economia goiana nos próximos quatro anos. O evento contou com a participação de diversos representantes do setor e de líderes sindicais, que aplaudiram as propostas do candidato democrata ao governo de Goiás.

Segundo Caiado, o combate à corrupção será prioridade de governo. O candidato disse que se eleito, lançará um projeto inédito: o compliance público (um estrito programa utilizado para monitorar e assegurar que todos os envolvidos em uma determinada empresa estejam de acordo com boas práticas e com a legalidade). “O objetivo é mostrar que é possível ter um serviço público de qualidade e livre de escândalos, garantindo segurança jurídica e transparência”, salientou Caiado.

No quesito governança, investirá também na desburocratização e redução do Estado, sem deixar de investir no funcionalismo público. Para isso, ele garante que irá promover parcerias e novos convênios com o Sistema “S”, sempre privilegiando as novas tecnologias e prestação de serviços online. “Precisamos criar pólos de tecnologia e inovação, regionalizar de vez o desenvolvimento. O Estado deve ser resolutivo, as pessoas precisam acreditar nele”, afirmou.

Entre as principais propostas de Caiado para Segurança Pública, está a prevenção e repressão qualificadas, o combate ao crime organizado através da implantação do uso de inteligência e integração nas ações policiais. O candidato promete também, implantar o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Segundo a proposta, o SUSP criará um banco de dados completo para o combate à criminalidade com base na modernização da estrutura administrativa. Outra proposta é a reestruturação do sistema prisional, criado inclusive unidades de segurança máxima. Para a população rural, Caiado promete ampliar ações no campo, além de fornecer subsídios e crédito para criação de guardas municipais, além da valorização os profissionais da segurança com o aumento de salário.

O democrata falou ainda sobre o “Arco de Cuidado” que irá implantar para garantir trabalho e renda, promovendo proteção social ao cidadão. As mulheres contarão com a “Rede Maria da Penha” regional e com Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAM), com profissionais especializados para o atendimento às vítimas de violência doméstica. Haverá ainda um ambiente distinto dentro dos Institutos Médicos Legais para o atendimento a elas. Outra proposta é a implantação, em parceria com a iniciativa privada, de uma rede de apoio ao idoso, bem como a ampliação do programa “Jovem Aprendiz”. Para os empreendedores goianos, Caiado prometeu a criação do programa “Goiás Empreendedor”, que incentivará o desenvolvimento e a criação de tecnologias e novos serviços, em parcerias com escolas públicas, startups e institutos federais.

Em relação à habitação, o candidato prometeu reduzir o déficit habitacional que o Estado enfrenta atualmente. Para isso, Caiado tem como proposta a revisão do Plano Estadual de Habitação, instituindo o conceito de moradia digna com um conjunto de meios que viabilizem condições básicas, como água tratada, esgoto e energia elétrica. Além disso, o democrata disse que irá propor renegociar a dívida ativa, analisando o perfil de cada devedor para que o pagamento seja feito por meio de  prestação de serviços de construção e/ou fornecimento de equipamentos na área habitacional.

Caiado apresentou como principal estratégia das políticas públicas, o ensino em Goiás que será no sentido de conseguir a educação plena em todo o Estado. O objetivo é aumentar os níveis de escolarização para atingir 12 anos em média de escolaridade para a população adulta. Além disso, o candidato ao governo prometeu investir pesado na educação profissional, qualificando a mão de obra da população. O plano de metas prevê ainda a ampliar em 50% o número de escolas estaduais de ensino integral.

Ronaldo Caiado garantiu a regionalização efetiva da Saúde em Goiás, criando um sistema integrado de informação, moderno e que conecte toda a rede (municipal estadual e federal). O candidato prometeu fortalecer a atenção primária, o trabalho na prevenção de doenças com equipe multidisciplinar, com nutricionistas, psicólogos e educadores físicos. A atenção especializada também será prioridade: levar médicos especialistas para todas as regiões. “Não é justo que um cidadão tenha que viajar 400 quilômetros para obter atendimento necessário. Hoje, 80% dos especialistas estão concentrados em Goiânia, Aparecida e Anápolis. É papel do Estado levar a atenção especializada para o interior”, afirmou.

Ronaldo Caiado em evento da FIEG. / Foto: Assessoria do DEM.