Caiado define novos nomes para Emater e Agrodefesa

Rafael Gouveia

O governador Ronaldo Caiado definiu nesta quarta-feira, 03, os novos titulares das Agências Goianas de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Na primeira assume o ex-deputado estadual Rafael Gouveia. Já na segunda, quem ficará à frente é José Ricardo Caixeta Ramos.

Rafael Gouveia é produtor rural e ex-deputado estadual de Goiás (2019/2023). Antes, ele foi diretor de Fomento e Empreendedorismo de Aparecida de Goiânia e assessor do Procon Goiânia. Rafael Gouveia é integrante da Assembleia de Deus, Ministério Vila Nova, onde também é pastor.

Já Ricardo Caixeta Ramos integra o governo estadual desde 2019. Atualmente, estava respondendo interinamente pela Emater. Formado em Medicina Veterinária pela UFG, com especialização em Gestão do Agronegócio e em Bovinocultura Leiteira, ambas pelas Faculdades Associadas de Uberaba (Rehagro/Fazu).

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Bilhete de ônibus na capital paulista sobe para R$ 5 em janeiro

A prefeitura de São Paulo fechou em R$ 5,00 a tarifa básica dos ônibus da capital. O valor, que teve 13,6% de reajuste, passará a ser cobrado no dia 6 de janeiro.

O preço atualizado do bilhete seguirá para a Câmara Municipal dos Vereadores, conforme estabelece a legislação. Em nota, a prefeitura lembrou que todas as gratuidades existentes continuam mantidas, assim como a integração do passageiro em até quatro ônibus dentro de um período de três horas.

A gestão municipal já havia antecipado nesta quinta-feira, 26, mais cedo, que o preço da passagem deveria ficar entre R$ 5,00 e R$ 5,20. A definição ocorreu após reunião de representantes da prefeitura e da São Paulo Transporte (SPTrans).

Em conferência pública que reuniu membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), transmitida pela internet, durante a manhã, a superintendente de Receita e Remuneração da SPTrans, Andréa Compri, afirmou que o aumento se justifica porque os valores praticados atualmente equivalem aos de 2019. Destacou ainda, em sua apresentação, junto a outros registros do sistema de transporte, que o custo para mantê-lo este ano foi de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Entre os argumentos usados pela SPTrans para convencer sobre a necessidade do reajuste, está a parcela de usuários beneficiados pela gratuidade. De 2019 a 2024, os pagantes equivalem sempre a, pelo menos, metade dos passageiros. Este ano, foram 50%, enquanto os passageiros que têm gratuidade formavam uma parcela de 28% e os de transferências ônibus-ônibus, sem acréscimo tarifário, respondiam por 22%.

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