Caiado destaca independência e equilíbrio entre Poderes em homenagem a membros do Ministério Público

O governador Ronaldo Caiado durante sessão solene de entrega do Título Honorífico de Cidadão Goiano a membros do MPGO, na Alego

Caiado destaca independência e equilíbrio entre Poderes em homenagem a membros do Ministério Público

O governador Ronaldo Caiado destacou, nesta quarta-feira, 5, a importância da independência e do equilíbrio entre os Poderes, durante sessão solene para entrega do Título Honorífico de Cidadão Goiano a membros do Ministério Público Estadual (MPGO), na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Os homenageados são o atual procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra, o subprocurador-geral Marcelo André de Azevedo e os promotores José Humberto Nunes Nogueira e Aylton Vechi, ex-procurador-geral.

Em discurso, Caiado reforçou o papel equilibrado do Ministério Público na defesa ao cidadão. “O Ministério Público cumpre suas prerrogativas, em especial à vida, o respeito ao cidadão, à dignidade.” O chefe do Executivo goiano ressaltou ainda que a construção do diálogo permanente entre os Poderes impulsiona o sucesso do Estado. “É essa independência que corrige rumos e faz Goiás se diferenciar”, destacou.

Homenageados
A honraria foi proposta por meio de projetos de lei dos deputados Eduardo Prado, Virmondes Cruvinel e do presidente da Casa, Bruno Peixoto, que presidiu a sessão especial. “A partir de hoje, quando me perguntarem de onde eu sou, vou poder dizer que sou de Goiás”, declarou o procurador-geral de justiça Cyro Terra, no cargo desde 2023. Natural de Bebedouro (SP), ingressou no MP em 1995. “Em 29 anos sempre me senti em casa. É uma honra estar aqui, é como se todo o povo de Goiás estivesse me abraçando”, frisou.

O promotor de Justiça Aylton Vechi é natural de Sorocaba (SP), ingressou no MPGO em 1990 e exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás entre 2019 e 2023. “Hoje eu tenho mais tempo de Goiás do que de paulista. São 34 anos dedicados a esse povo”, lembrou.

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo André de Azevedo, agradeceu a homenagem e enalteceu a parceria institucional entre os Poderes. “Por meio do diálogo e da cooperação mútua buscamos as melhores soluções para a população”. O promotor de Justiça, José Humberto Nunes Nogueira, que atua na área há 32 anos, também foi homenageado. “Receber esse título significa muito para mim. Em Goiás construí minha história”, afirmou.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feirão de Empregos do Cotec oferece mais de 10 mil vagas e capacitação em Goiás

O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria da Retomada, está realizando a segunda etapa do Feirão de Empregos do Cotec de quinta-feira a sábado (21 a 23/11). Com o objetivo de levar emprego e capacitação a todas as regiões do estado, o feirão será realizado simultaneamente nas sedes dos Colegios Tecnológicos do Estado (Cotecs) em Anápolis, Catalão, Santa Helena, Palmeiras de Goiás, Piranhas, Caiapônia, Cidade de Goiás e Formosa.
 
Durante o evento, serão oferecidas mais de 10 mil vagas de emprego, além de entrevistas presenciais, oficinas e cursos profissionalizantes gratuitos. Os atendimentos ocorrerão de 8h às 17h na quinta e sexta-feira, e de 8h às 12h no sábado. Além disso, haverá encaminhamento para oportunidades abertas nas empresas locais e empresas realizarão entrevistas no local do evento.
 
O secretário da Retomada, Cesar Moura, destacou os resultados expressivos da primeira etapa do Feirão, que alcançou 9 mil atendimentos entre 7 e 9 de novembro. “Encaminhamos milhares de trabalhadores ao mercado de trabalho, prestamos serviços gratuitos para a comunidade e atraímos esse público para dentro dos Cotecs, como forma de convencer a população a se qualificar para melhorar a renda da família. Neste ano, com o aplicativo Minha Vaga, ampliamos o alcance da ação, levando esse suporte a ainda mais goianos em várias regiões do estado,” afirma.

Programação por cidade:

  • Anápolis: O público participará de atividades como a apresentação “Explorando o Show da Quimica” com experimentos práticos, além de oficinas sobre fabricação de bolo no pote, elaboração de currículo, automaquiagem e barbearia.
  • Catalão: As atividades incluirão oficinas como “Sabores e Tradições de Natal: A Magia dos Biscoitos Artesanais” e “Construindo o Futuro: Como um Currículo Assertivo Pode Abrir Portas”. Na unidade de artes Labib Faiad, haverá oficinas especiais voltadas para o setor criativo, como a “Oficina de Formação para Entretenimento com Personagens Natalinos” e a “Oficina de Empreendedorismo para Artesãos”.
  • Formosa: O feirão contará com palestra sobre elaboração de currículos e oficinas práticas, como massagem relaxante e cuidados faciais.
  • Santa Helena: Os participantes terão acesso a oficinas de ajustes e reformas de vestuário, formatação de trabalhos acadêmicos e serviços como esmaltação de unhas e escovação de cabelo.
  • Palmeiras de Goias: Serão realizadas oficinas de automaquiagem para ocasiões especiais e unhas decoradas para o Natal.
  • Piranhas: O público poderá conferir oficinas de montagem de currículo, design de sobrancelhas e automaquiagem, além de aferição de pressão arterial.
  • Caiaponia: A programação incluirá oficina de interação falada em Libras, workshop para construção de currículo, dicas de MEI e serviços de esmaltação de unhas e spa para os pés.
  • Cidade de Goiás: O Cotec oferecerá oficinas de bordados em caminho de mesa, guardanapos e panos de prato com técnicas de corte e costura, além de primeiros socorros.
Este evento é uma oportunidade única para os goianos se qualificarem e encontrar oportunidades de emprego, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos