Press "Enter" to skip to content

Caiado destaca legado da colônia japonesa para Goiás

Última atualização 27/08/2023 | 16:29

O governador Ronaldo Caiado destacou a importância do legado da colônia nipônica para os goianos durante encontro com representantes do Festival Bon Odori, neste sábado ,26/08, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.

Durante a visita foi entregue pelo chefe do Executivo goiano a Medalha do Mérito Anhanguera ao embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi.

A comenda é a mais alta honraria concedida a personalidades de Goiás, nacionais ou estrangeiras, por seus relevantes serviços prestados ao estado.

“É por essa parceria que tanto tem auxiliado o desenvolvimento do estado. Por essa irmandade que existe entre nós goianos e os japoneses, participando cada vez mais conosco no avanço da tecnologia, trazendo apoio a todas as nossas ações de governo na área de irrigação, inteligência artificial, e indústrias”, destacou Caiado.

O embaixador Teiji Hayashi agradeceu a deferência e manifestou o interesse no estreitamento de laços. “Foi realmente uma honra receber essa comenda do Estado de Goiás. E também agradeço o seu apoio à comunidade nipo-brasileira em Goiás”, afirmou.

A parceria firmada com o governo federal que ampliará ainda mais a relação entre os dois países foi um dos assuntos tratados durante o encontro.

A partir do dia 30 de setembro, turistas japoneses poderão visitar o Brasil sem a obrigatoriedade da emissão de visto, o mesmo valerá para os brasileiros que pretendem ir ao Japão.

BON ODORI

Organizado pela Associação Nipo Brasileira de Goiás (ANBG) junto à Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), o Bon Odori está em sua 21ª edição.

Realizado no clube Kaikan, na capital, desde a última sexta-feira ,25/08, o festival deve reunir oito mil pessoas até a noite deste sábado. O evento reúne música, dança, culinária e artes japonesas.

“Poderia dizer que o Bon Odori em Goiás é um dos maiores do mundo. No Japão temos Bon Odoris, mas o tamanho é relativamente pequeno”, afirmou o embaixador.

O tema da edição deste ano é “Tradição e Progresso” e traz os elementos mais tradicionais da cultura japonesa, enfatizados pelo progresso na tecnologia e inovação.

“Espero que o laço de amizade se estenda cada vez mais. Ganha o Japão, ganha Goiás”, pontuou o presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Renato Ishikawa.