Caiado destaca potencial turístico e econômico do Entorno do DF

Caiado destaca potencial turístico e econômico do Entorno do DF

O governador Ronaldo Caiado participou da abertura da feira #NoEntornoTem, neste sábado (20/10), no Parque da Cidade, em Brasília. Realizado pelo Governo de Goiás, o evento tem como objetivo divulgar as potencialidades turísticas e econômicas dos municípios que compõem a região e deve receber 5 mil pessoas neste fim de semana. Com entrada gratuita, os visitantes têm acesso a tendas dos 13 municípios goianos da Região do Entorno do Distrito Federal, com informações sobre atrativos naturais e culturais, como cachoeiras, grutas, gastronomia, queijos, vinhos, festivais de música, negócios e outras atrações.

“Estamos aqui para mostrar que essa região tem a sua própria identidade, suas belezas naturais e um potencial enorme em cada cidade, seja no turismo, gastronomia, artesanato e outras áreas”, disse o governador. Para ele, o evento aumenta a divulgação da região para os brasilienses e pessoas de outros estados que moram na capital federal, que tem o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país “Com atividades de lazer, essas pessoas podem promover o desenvolvimento dos municípios do Entorno”, disse Caiado.

O espaço está aberto para a visitação do público neste sábado (21/10), das 8h às 17h, e no domingo (22/10), das 8h às 15h. Diante de um público diverso, de Brasília e Goiás, as cidades do Entorno registram avanços no aperfeiçoamento da logística de turismo e formas de oferecer seus produtos. A feira é realizada por meio das secretarias do Entorno do Distrito Federal (SEDF), da Retomada, Cultura (Secult), Comunicação (Secom), Relações Institucionais (Serint) e pela Goiás Turismo, com apoio do Governo do Distrito Federal.

“Hoje o objetivo foi mostrar tudo de bom que há no Entorno. Estamos falando de gastronomia, artesanato e cultura, mas, também, de oportunidades”, disse a secretária do Entorno, Carol Fleury. Ela explica que as iniciativas para desenvolvimento da região são graças ao trabalho aguerrido do governador Ronaldo Caiado. “Pela primeira vez, o Entorno tem voz. As pessoas vão sair daqui com outra visão”, disse a secretária.

A feira conta com espaço gastronômico, onde haverá degustação de pratos típicos da região, como receitas com costela e com pequi, por exemplo, além das tendas de artesanato. O evento também possui um espaço reservado para crianças, a Rua do Lazer, com brinquedos infláveis, animais empalhados e outras atrações. O #NoEntornoTem oferece ainda oficinas de robótica com instrutores da Escola do Futuro, para adultos e crianças.

“Estou impressionado com a quantidade de coisas apresentadas aqui, da natureza, gastronomia e cultura. As cidades do Entorno trouxeram, identidade, pertencimento e valorização desse povo maravilhoso!”, disse o presidente da GoiásTurismo, Fabrício Amaral. Ele cita que o evento é uma prévia do que será apresentado em dezembro no Salão Nacional do Turismo, também em Brasília, com a participação de todas as cidades do Entorno.

Todos os municípios do Entorno do DF estão representados na feira, sendo eles: Abadiânia, Alexânia, Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso.

“Para nós, é muito fácil divulgar o Entorno e a nossa cultura. Precisamos mostrar o nosso potencial, disse o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró. A primeira-dama de Formosa, Carol Marques, elogiou o olhar atento do Governo de Goiás com a realização da feira e garantiu: “Já estamos nos preparando para a próxima!”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos