Caiado destaca reciprocidade entre forças de segurança

A reciprocidade entre as forças de segurança estaduais e federais no combate à criminalidade foi destacada pelo governador Ronaldo Caiado durante a posse do novo superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Goiás, Tiago Queiroz, realizada nesta sexta-feira,14, em Goiânia. “Desde que iniciei meu primeiro mandato, busquei a integração entre todas as áreas da segurança pública, tanto do estado, quanto no cenário federal. A parceria chega até a um ponto de irmandade”, afirmou o governador.

Caiado participou da cerimônia, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção Goiás, ao lado do secretário de Estado de Segurança Pública, Renato Brum, e do diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Oliveira. As parcerias com a instituição incluem compartilhamento de informações, policiamento em rodovias, fiscalização de trânsito e operações de combate ao tráfico de drogas. Entre os resultados, em maio do ano passado, durante operação conjunta, duas toneladas de maconha foram apreendidas em Hidrolândia.

Para o governador, a estímulo à colaboração entre as polícias é uma das razões para a queda na criminalidade verificada no estado em diversas áreas. Nesse sentido, o chefe do Executivo citou as reduções de 83% no número de roubo de carga, 85% em roubo de veículo e 74% em roubo a transeunte nos últimos quatro anos. “Isso mostra que, ao integrar nossas ações, damos resultados para a sociedade”, ressaltou. A integração abarca ainda Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público e Polícia Federal.

“Aqui em Goiás as organizações criminosas de roubo de carga, mercadorias e também de passageiros foram banidas diante das diretrizes claras do governador Ronaldo Caiado e diante da integração promovida”, afirmou o novo superintendente. À frente de sete delegacias regionais da PRF, Queiroz tem a missão de gerenciar a atuação em nove BRs, com cerca de 3 mil quilômetros de extensão. “Goiás é um entreposto logístico para a fluidez de todas as riquezas do Brasil e, por causa disso também, é rota de diversos crimes”, explicou.

Currículo

Natural de Goiânia, Tiago de Almeida Queiroz tem 42 anos e é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), com especialização em Ciências Penais e Docência do Ensino Superior, além de MBA em Gestão Pública com ênfase em Gerenciamento de Projetos Estratégicos. Com 17 anos de carreira na PRF, atuou em Rondônia e Goiás. O servidor já ocupava o posto como interino, após a exoneração de Luiz Fernando Sanches.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp