Caiado discute ampliação do comércio com embaixadores asiáticos

Caiado discute ampliação do comércio com embaixadores asiáticos

O fortalecimento do comércio entre Goiás e nações estrangeiras pautou o encontro entre o governador Ronaldo Caiado e membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) na tarde desta sexta-feira, 10, no Palácio das Esmeraldas. “Nossa preocupação é, cada vez mais, ampliar de forma sólida o comércio com vocês”, declarou o governador em reunião com embaixadores de sete países: Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia, Vietnã e Mianmar.

“Somos privilegiados de forma geográfica. Um Estado que tem capacidade enorme, que aliada à tecnologia e pesquisa, tem alta produtividade por hectare”, explicou o governador sobre as características do setor em Goiás. Ele pontuou ainda o respeito ao meio ambiente e o cuidado com a qualidade do produto. “Do ponto de vista sanitário, garanto que somos extremamente exigentes para que todos que adquirirem nossos produtos, tenham certeza e garantia do que entregamos”, acrescentou.

A Asean representou 8,78% das exportações e 5,52% das importações de Goiás no ano passado e o interesse da entidade, segundo o presidente, embaixador interino de Cingapura, Desmond Êndjí, é aumentar os números. “O Brasil está se aproximando cada vez mais dos países da Asean. Isso dá muitas oportunidades. Como um grande produtor de alimentos, Goiás certamente está em uma posição muito privilegiada para se beneficiar dessa parceria”, afirmou.

Relações comerciais

Somente no ano passado, Goiás exportou US$ 1,23 bilhão para os países da Asean e importou US$ 331,35 milhões. O saldo comercial ficou positivo em US$ 900,31 milhões. O volume de exportações em 2022 subiu 83% em relação a 2021. Já as importações cresceram 15% na comparação com o ano anterior. O saldo da balança comercial Goiás/Asean subiu 133% em 2022. Em 2021, o superávit foi de US$ 385,8 milhões.

De acordo com o assessor de assuntos internacionais do Governo de Goiás, Giordano de Souza, a visita dos membros da Asean também serviu para apresentar outras possibilidades fora da pauta agrícola. “Há um interesse em cooperação nas áreas de cultura, educação e tecnologia, no intuito de superar problemas sociais para ampliação da cidadania”, sublinhou.

Além dos embaixadores, participaram do evento os secretários de Estado, Adriano da Rocha Lima (SGG) e Joel de Sant’Anna Braga Filho (SIC).

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Desabamento de ponte TO-MA deixa 16 pessoas desaparecidas

Dois dias após o desabamento da ponte que liga os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO) sobre o Rio Tocantins, uma força-tarefa composta por agentes dos dois estados e do governo federal continua as buscas por desaparecidos. O incidente ocorreu no domingo, 22. A Polícia Militar do Tocantins confirmou, até a manhã de terça-feira, 24, a morte de duas mulheres.

Uma das vítimas era uma residente de 25 anos de Aguiarnópolis, enquanto os dados da outra vítima ainda não foram divulgados. Além disso, um homem de 36 anos foi encontrado vivo e levado ao hospital de Estreito com uma fratura na perna. Atualmente, 12 adultos e três crianças permanecem desaparecidos.

Veículos envolvidos no acidente

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ao menos oito veículos caíram no rio: quatro caminhões, dois automóveis e duas motocicletas. A presença de veículos carregados com ácido sulfúrico e herbicidas complica as buscas, pois as autoridades aguardam os resultados de exames da água para determinar se é seguro iniciar os trabalhos de busca com mergulhadores.

A Agência Nacional de Águas (ANA) informou que os caminhões transportavam 22 mil litros de defensivos agrícolas e 76 toneladas de ácido sulfúrico. Como precaução, o governo do Maranhão orientou a suspensão da captação de água para abastecimento público nas cidades banhadas pelo rio Tocantins até que se confirme se esses produtos se diluíram e não oferecem risco.

Condições da Ponte Juscelino Kubitschek

A Ponte Juscelino Kubitschek, inaugurada nos anos 1960, tinha 533 metros e já apresentava problemas conhecidos. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realizou obras de reparos entre 2021 e 2023, mas a ponte necessitava de ‘obras de reabilitação’.

Em maio de 2024, um edital no valor de aproximadamente R$ 13 milhões foi lançado para a contratação de uma empresa especializada, mas a licitação fracassou. Um relatório obtido pelo jornal Folha de S.Paulo revelou que o Dnit sabia da situação precária da ponte desde 2019.

O professor de engenharia civil da Universidade Federal do Tocantins, Fabio Ribeiro, atribuiu o acidente a uma série de falhas. O Ministério Público do Tocantins aguarda a conclusão dos laudos técnicos para analisar possíveis providências.

O Dnit interditou o local e decretou situação de emergência para facilitar os trâmites burocráticos para a reconstrução da ponte, com um prazo estimado de 12 meses e um custo entre R$ 100 a R$ 150 milhões. Durante uma coletiva de imprensa, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que mais de R$ 100 milhões serão destinados para a reconstrução imediata da ponte e que uma sindicância será instaurada para apurar responsabilidades.

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