Press "Enter" to skip to content

Caiado discute com ministra liberação de verba para saúde em Goiás

O governador Ronaldo Caiado se reuniu em Brasília nesta quinta-feira, 13, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para tratar da liberação de recursos que visam dar continuidade na interiorização da saúde em Goiás.

“Viemos aqui, mais uma vez, buscar por parte da ministra o repasse para atender, pelo menos parcialmente, a expansão que fizemos na Saúde de Goiás, interiorizando a qualidade de hospitais e policlínicas”, afirma Caiado.

Durante a visita foi protocolado junto ao ministério o pedido de ajuda para custear as despesas na saúde sem estourar o teto de gastos e manter a qualidade do atendimento. O governador disse que a ministra entendeu seus posicionamentos e que saiu do encontro com uma perspectiva muito positiva. O pedido do Estado já está sendo avaliado pela equipe técnica do Ministério da Saúde.

O Secretário da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio, presente na reunião, destacou a necessidade dos recursos, uma vez que as despesas do Estado com a saúde aumentou. “Foi uma reunião muito produtiva, viemos aqui para pedir ajuda, para que a gente possa custear as nossas despesas na saúde sem estourar o teto de gastos e manter a qualidade dos nossos atendimentos nos 24 hospitais que temos hoje.”

Segundo o secretário, entre 2019 e 2022 o Estado teve 107% de aumento na produção de procedimentos, dentre eles diárias de internações, ampliação de leitos de UTIs, cirurgias, consultas e exames. Toda essa produção gerou um custo maior, que não necessariamente representou aumento nas verbas recebidas do Ministério da Saúde.

É a segunda vez nos últimos meses que o governador vai a Brasília na busca apoio do governo federal. Em março, Caiado se reuniu com a ministra da Saúde em busca de repasses de verbas para o SUS. Na ocasião, o Estado solicitou R$ 500 milhões em recursos para custeio.

Investimentos

Desde 2019, o Governo de Goiás investiu mais de R$ 14 bilhões em saúde no Estado. Foram entregues seis policlínicas nos municípios de Posse, Goianésia, Quirinópolis, São Luís de Montes Belos, cidade de Goiás e Formosa. Em 2018 a saúde pública tinha 1,6 mil leitos de internação; hoje são 3,4 mil leitos, sendo 855 de UTI, distribuídos em 23 municípios. Os recursos para custeio englobam pagamento de pessoal, de material de consumo e contratação de serviços de terceiros, por exemplo.