Caiado diz que Iris Rezende apresenta melhora e controla a própria respiração

Na manhã desta segunda-feira (9), o governador de Goiás Ronaldo Caiado esteve no Instituto de Neurologia onde visitou o ex-prefeito Iris Rezende, internado na Unidade de Terapia Intensiva desde a última sexta-feira (6) após um AVC.

De acordo com Caiado, Iris tem apresentado melhoras no quadro de saúde mas continua em estado crítico pois precisa de toda a atenção. O governador contou que até o momento, o ex-prefeito tem conseguido controlar a respiração sozinho mas continua intubado e com o respirador.

”O ponto positivo é que ele já estava controlando a respiração. Ou seja, não é o aparelho que está comandando a respiração dele. É ele que já controla a respiração mas segue com o respirador e intubado. Então, isso mostra o quanto ele está evoluindo. Ele já tem controle mas todo o processo depende também da recuperação neurológica, que nós sabemos que foi um AVC amplo.” disse Caiado.

De acordo com o governador, o resultado do AVC apenas pode ser contatado quando Iris for desentubado.

O presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela também compareceu a unidade para acompanhar o estado de saúde do político.

Boletim médico

No último bolem médico, realizado neste domingo (8), médicos responsáveis por Iris Rezende disseram que ele segue internado na Unidade Intensiva de Tratamento (UTI), mas está ”reagindo aos estímulos”. O texto detalha que as funções dos órgãos do paciente estão normais e sem qualquer outra complicação. Ele segue sem previsão de alta.

Iris foi internado na última sexta-feira (6) após sentir uma forte dor de cabeça. Exames constataram um acidente vascular cerebral hemorrágico (avch) e foi preciso de uma cirurgia para retirar um coágulo no cérebro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Datafolha: 62% dos brasileiros se opõem à anistia para golpistas do 8/1

STF condena mais 29 réus pelos atos golpistas de 8/1

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada na quarta-feira, 18 de dezembro de 2024, revelou que 62% dos brasileiros são contrários à concessão de anistia aos participantes dos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Esses atos envolveram a invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF).

A pesquisa foi conduzida após a Polícia Federal (PF) indiciar Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil e atualmente filiado ao Partido Liberal (PL), por envolvimento na conspiração que levou aos eventos de 2022. A rejeição à anistia é clara, refletindo a opinião majoritária da população brasileira sobre o assunto.

Os dados da pesquisa indicam que a oposição à anistia é significativa, com 62% dos entrevistados expressando sua discordância. Essa posição é compartilhada por uma ampla gama de segmentos da sociedade, embora haja variações nos níveis de apoio e rejeição entre diferentes grupos.

Veja os números:

  • Contra: 62% (eram 63% em março);
  • A favor: 33% (eram 31%);
  • Não sabem: 5% (eram 4%);
  • Indiferente: 1% (era 2%)

Apoio à Anistia

Ainda segundo a pesquisa, a maioria dos apoiadores a anistia são homens, com 37%, enquanto 29% das mulheres entrevistadas defendem a medida. Já 64% das mulheres são contra a anistia, e 59% defendem punição para os participantes do 8/1.

Em relação ao apoio a políticos, quem declarou voto no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022 defende em sua maioria o perdão aos golpistas: 45%. Já 72% dos que declararam voto no presidente Lula (PT) na última eleição presidencial são contra a anistia.

Já em relação a classe de trabalho, os funcionários públicos (68%), estudantes (68%), desempregados (67%) e moradores da região Nordeste (66%) são os grupos sociais que mais defendem a punição.

Os mais favoráveis à anistia são os assalariados sem registro (38%), empresários (37%), evangélicos (37%) e pessoas de 35 a 44 anos (36%).

O instituto ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios do Brasil nos dias 12 e 13 de dezembro, com entrevistados de idade entre 16 anos ou mais.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp