Caiado e Rogério Cruz lançam Dia D de Combate ao Aedes Aegypti

Ao lado do governador Ronaldo Caiado, o prefeito de Goiânia Rogério Cruz lançou, na manhã desta quinta-feira (12), o Dia D de Combate ao Aedes aegypti, ação conjunta entre o governos municipais e o Estado. Esse é o terceiro evento empreendido pela prefeitura desde 25 de abril, para conter avanço do mosquito. Há 36.526 casos notificados de dengue, desde o início do ano, além de 11 óbitos. Os números colocam Goiânia em cenário epidemiológico.

Em evento realizado no Parque da Lagoa, região Oeste da capital, o prefeito ressaltou a importância da conscientização da população para redução dos focos e, consequentemente, os índices da doença. “O combate ao Aedes aegypti só é possível com mobilização social, que envolve poder público e população”, disse.

Rógerio Cruz esclarece que o objetivo maior do Dia D é evitar a proliferação do hospedeiro da doença, sendo o primeiro passo para reduzir a transmissão e casos na cidade. Ele ainda elogiou a agilidade na organização de toda a operação, mas poderou que se trata de uma ação conjunta não só entre o município e o estado, mas também da população em conjunto a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Guarda Civil Metropolitana (GCM), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) e Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) na força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O governador Ronaldo Caiado observou que a ação se faz urgente diante ao aumento alarmante de casos nas últimas semanas, considerando o período de janeiro a maio. “Por isso, trouxemos toda a estrutura da Secretaria Estadual de Saúde e Corpo de Bombeiros que, então, se juntaram à força montada pela prefeitura”, observou. Caiado destaca ainda o uso de drones pelo Corpo de Bombeiros para identificar focos em áreas de difícil acesso, além de alerta a população sobre denúncias em situações de risco.

Titular da SMS, Durval Pedroso, lembrou que a situação da capital goiana é alarmante, o que não permite descuidos na internsificação dos trabalhos e combate ao Aedes. Lembrou que, em ações já realizadas nas regiões Leste e Sudoeste, foram visitados por fiscais 2.254 imóveis, sendo 623 desses autuados por encontro de focos do mosquito. Durval pontuou que a ação busca sensibilizar a sociedade, mas que “todos os dias são dias de combater a dengue, uma doença urbana e domiciliar que está dentro das casas das pessoas”.

Conforme a SES-GO, operações contra o mosquito da dengue já chegaram em Valparaíso de Goiás e Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Nesta semana, a força-tarefa segue para Piracanjuba, no sul do Estado. Fazem parte da ação agentes de combate às endemias, que fiscalizam imóveis, e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, que monitorá locais de difícil acesso com ajuda de drones.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp