Caiado enaltece eficiência da PM no combate a crimes nas divisas de Goiás

Com especialização na proteção de divisas territoriais, a Polícia Militar do Estado de Goiás concluiu o curso de formação de 27 agentes de segurança de quatro estados brasileiros e policiais rodoviários federais. Presente na formatura realizada nesta quinta-feira, 10, em Goiânia, o governador Ronaldo Caiado enalteceu a expertise do Comando de Operações de Divisas (COD). “Cada homem preparado neste curso equivale a 10. A capacidade de ação é diferente, com preparo físico, estratégia de ação e todas as melhores ferramentas, armas, transporte e estrutura para levar a operação a bom termo”, disse Caiado.

“Meu cuidado como governador é zelar para que tenham a melhor condição de não colocar suas vidas em risco, sou o primeiro a determinar que toda a estrutura do Estado seja colocada à disposição de vocês”, garantiu Caiado. Ainda, o governador ressaltou que a motivação para o bom trabalho dos policiais é a ascensão por mérito próprio, sem apadrinhamentos políticos.

“A vitória que alcançaram hoje é o doutorado do policial de Operações. A cada minuto, a cada hora, eles transpuseram várias adversidades e demonstraram enorme vontade”, disse o comandante da PM, coronel André Henrique Avelar. A capacitação recebeu alunos do Acre, Mato Grosso, Bahia e Tocantins, bem como de policiais rodoviários federais. O objetivo é aprimorar a conduta policial, preventiva e repressiva, voltada para crimes como tráfico de drogas, roubo de cargas, contrabando, entre outros.

Somente esse ano, o COD já apreendeu mais de três toneladas de drogas, cerca de 100 mil carteiras de cigarros contrabandeados e aproximadamente 70 armas de fogo. Além disso, confiscou mais de R$ 50 milhões do crime organizado.

Presente na cerimônia, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, parabenizou os formandos e disse que a Prefeitura Municipal vem apoiando as forças de segurança do Estado com infraestrutura e ações focalizadas como logística e trânsito. “Queremos dar voz aos homens e mulheres que se dedicam à segurança do nosso Estado”, disse Cruz.

À frente do COD desde fevereiro deste ano, o tenente-coronel Edson Luís Melo disse que “as organizações criminosas vem sentindo o impacto das ações policiais, que causam prejuízo real para crime e desestimulam a violência”. Criado em 2012, a atuação é integrada com a Receita Federal, forças de segurança federais e unidades policiais de todo o Brasil.

Curso
O 9º Curso de Operações de Divisas recebeu mais de 100 inscrições de policiais de vários estados da federação. Após seleção, apenas 42 candidatos iniciaram a formação e 27 concluíram. Durante a cerimônia, os formandos receberam o breve “Onça Preta”, insígnia que certifica a conclusão do treinamento.

A formanda Érika Moreira, única mulher da turma, conta que a irmandade criada durante o curso foi muito importante para todos. “A sensação agora é de gratidão pela força de chegarmos até aqui. Tudo pode acontecer quando se tem coragem, determinação e foco”, disse Moreira.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp