Press "Enter" to skip to content

Caiado entrega 50 casas a custo zero em Palmeiras de Goiás

Última atualização 06/03/2024 | 17:34

O governador Ronaldo Caiado realizou o sonho da casa própria de mais 50 famílias, com a entrega das chaves em Palmeiras de Goiás, no Oeste Goiano, na manhã desta quarta-feira ,06. São novas unidades do “Pra Ter Onde Morar – Construção”, programa que entrega moradias a custo zero por meio de parceria entre Agência Goiana de Habitação (Agehab), Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e prefeituras.

“As pessoas recebem as chaves das nossas mãos, sem nenhuma dívida para pagar, inclusive com a escritura. São donas das casas, com toda a dignidade”, afirmou o chefe do Executivo. “Esse é um programa que o Brasil vai começar a copiar. Goiás é o único estado no Brasil a entregar casas a custo zero”, complementou, lembrando que há 6 mil imóveis contratados, em diferentes fases de execução, e as entregas estão em ritmo acelerado.

Em Palmeiras, as moradias receberam investimento de R$ 6,2 milhões provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege) e foram entregues prontas para mudar. Uma das atendidas foi a dona de casa Karolainy Ferreira de Oliveira, 23 anos, mãe de dois filhos. Ela comemorou o adeus ao aluguel. “É uma sensação maravilhosa. A gente sempre tem vontade de ter uma casa e, com essa oportunidade, a vida vai mudar”, disse.

As casas têm dois quartos, uma sala, cozinha, banheiro, área de serviço coberta e espaço externo com acesso de pedestre cimentado e recuo gramado. O terreno foi doado pele município. De acordo o prefeito Vando Vitor, também foi providenciada a infraestrutura de energia, água, rede de esgoto e lâmpadas de LED nos postes, além da calçada e lixeira. “Essa parceria entre prefeitura e Governo de Goiás tem tido grandes resultados, melhorando a qualidade de vida do nosso povo”, disse.

O vice-governador Daniel Vilela também participou da solenidade e destacou que o investimento em moradia chega às menores cidades: “Nenhum governo na história de Goiás investiu tanto nos municípios do interior como este”. Já o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, disse que o programa oferece “proteção social” e que “chega a quem não tem condição de pagar prestação por mês, é custo zero mesmo”.

Pra Ter Onde Morar

O programa social de moradias do Governo de Goiás é voltado para pessoas que possuem renda de até um salário mínimo, não sejam proprietárias de imóvel e nem tenham recebido benefícios sociais referentes a moradias ou recursos para construção. Além disso, é preciso morar no município há pelo menos três anos, ter mais de 18 anos ou ser emancipado e possuir inscrição ativa no CadÚnico do Governo Federal. A meta é construir 10 mil unidades habitacionais a custo zero no estado até 2026.