O Governo do Estado de Goiás entregou nesta segunda-feira (23), 50 Chromebooks para alunos do Estado e 120 dispositivos de leitura para estudantes com deficiência visual além de repassar R$300 mil reais, para instituições, como a Associação Pestalozzi, Escolas Famílias Agrícolas e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, que irão beneficiar cerca de 2.030 estudantes com deficiência intelectual e múltipla.
Segundo o governo, os valores fazem parte da primeira e segunda parcela, do Pró-Escola 2021. O governo também informou que serão escolhidas, três EFAs e 19 entidades filantrópicas, que oferecem educação especial em 20 municípios goianos.
A ação acontece após entrar em vigor o decreto de n° 9.901/2021, assinado pelo governador Ronaldo Caiado em junho deste ano. O decreto é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e algumas instituições, como as que já foram citadas.
Os aparelhos que foram doados pelo governo do estado, como os 50 Chromebooks serão destinados aos alunos do GoiásTec das regiões de Águas Lindas, Anápolis e Planaltina, o programa atende cerca 4 mil de estudantes. Já os 120 dispositivos de leitura para alunos com deficiência visual, vão para as redes estaduais e municipais do estado por meio do projeto Goiás Social.
Segundo o governo, os alunos poderão levar os equipamentos para casa, para continuarem o regime híbrido de ensino (remoto e presencial). Sendo assim, os alunos deverão assinar um termo de cessão de uso, e assim eles ficarão com o computador até o final do ano letivo, quando irão devolver os equipamentos para beneficiar os alunos no ano seguinte.