Caiado entrega Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico, em Goiânia

Caiado entrega Praça Esportes do Setor Pedro Ludovico, em Goiânia

Caiado entrega Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico, em Goiânia

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, neste sábado, 3, a nova Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O espaço de 30 mil m² foi totalmente reformado e vai beneficiar a população com a prática de atividades esportivas gratuitas, como vôlei, atletismo, futebol, natação e hidroginástica.

A nova Praça de Esportes

Acompanhada de perto por moradores e antigos alunos, a inauguração contou com uma visita de autoridades às principais instalações. São duas quadras poliesportivas e uma quadra de futebol de salão, campo de futebol com pista de atletismo, pista de salto em distância, duas piscinas e vestiários. Há ainda duas quadras de areia, academia ao ar livre, quiosque e estacionamento.

Durante a cerimônia, o governador afirmou que a praça de esportes vai ser aberta à população em breve. “É uma alegria enorme chegar ao final do quarto ano de governo e poder entregar essa obra ainda no meu primeiro mandato. No segundo mandato, são outros desafios, maiores ainda”, disse Caiado.

O governador fez questão de acompanhar todo o andamento de perto para garantir a conclusão da praça, que vai beneficiar milhares de pessoas de todas as idades.

A praça existe há mais de 50 anos no bairro, que é um dos mais populosos de Goiânia. A primeira grande reforma no local havia sido anunciada em 2014, mas acabou paralisada ainda na gestão anterior com menos de 24% dos serviços executados. Foi a atual gestão que retomou e concluiu os serviços, com investimento de R$ 5,14 milhões.

Ainda, Caiado pediu a contribuição da população para a preservação do espaço. “As pessoas têm de ter carinho. É fazer com que fique cada dia mais bonito, mais confortável e seja muito bem aproveitado”, pediu o governador.

A obra foi executada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e garante acessibilidade para pessoas com deficiência.

O presidente Pedro Sales lembra que a obra passou por diversos atrasos e entraves burocráticos. Ao assumir a Goinfra, a atual gestão fez uma readequação do projeto, pagou dívidas e retomou as obras. “Hoje estamos entregando um sonho antigo da população, um espaço ímpar de convivência, esporte e lazer”, disse Sales.

O vice-governador eleito, Daniel Vilela, falou da importância desses espaços públicos para a qualidade de vida da população de todas as classes e idades e na preparação para futuros atletas de ponta. “Sou defensor incansável do investimento público no esporte, que é fundamental na formação dos jovens”, disse.

O secretário de Administração e de Infraestrutura Urbana da Prefeitura de Goiânia, Denes Pereira, ressaltou a qualidade da obra e os benefícios trazidos para a população. “São obras como essa que fizeram com que Goiânia voltasse a acreditar em um governador”, disse Pereira.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia, Romário Policarpo, “essa obra saiu graças a um governo sério”. O vereador Paulo Magalhães contou que sua trajetória no setor Pedro Ludovico tem mais de 20 anos, lutando por dignidade para os moradores. Ele agradeceu ao governador pela conclusão da praça e disse que aprendeu a ter gratidão e coerência com Caiado. “Essa obra tem dono e é o povo do Setor Pedro Ludovico”, disse Magalhães.

O morador do setor e atleta da praça Luiz Humberto Martins, de 65 anos, falou que o projeto finalmente foi concretizado devido ao empenho do governador. “Graças à sua atenção e sensibilidade com mais de 5 mil atletas que fazem uso da praça, o senhor abraçou o projeto, modificou, reformou e hoje entrega a praça novinha”, disse a Caiado.

Funcionamento

O espaço será gerenciado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que fará inspeções regulares nos próximos dois meses e, como anunciado hoje, vai instalar um sistema de aquecimento das piscinas. “O governador determinou e as piscinas serão aquecidas”, disse o secretário Henderson Rodrigues.

Ele fala que tão importante quanto as práticas esportivas é o convívio social promovido na praça. “Temos aqui um equipamento esportivo que proporciona muitas oportunidades, mas quem faz a diferença é o ser humano”, disse Rodrigues.

A previsão é que as matrículas sejam abertas ainda este ano e as aulas comecem em 2023. Serão oferecidas as modalidades de atletismo, basquete, futebol, futsal, treinamento funcional, hidroginástica, natação (infantil e adulto), tênis de mesa e voleibol. Para o primeiro semestre do próximo ano, a praça deve atender cerca de 300 pessoas, chegando a 900 pessoas até o final do ano.

Estiveram presentes na inauguração os deputados federais Delegado Waldir e Professor Alcides; os deputados estaduais Virmondes Cruvinel, Bruno Peixoto, Rafael Gouveia, Talles Barreto e Fernando Curado; o chefe de Gabinete da Prefeitura de Goiânia, José Firmino, representando o prefeito Rogério Cruz; o deputado estadual eleito, Cristiano Galindo, e o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quatro estudantes da PUC-SP são desligados após se envolverem em atos racistas durante jogo

Quatro estudantes de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) foram desligados de seus estágios em escritórios de advocacia após um vídeo viralizar nas redes sociais, mostrando atos de racismo e aporofobia cometidos durante uma partida de handebol nos Jogos Jurídicos Estaduais. O incidente ocorreu no último sábado, 17, em Americana, interior de São Paulo. Nos registros, os alunos ofenderam colegas da Universidade de São Paulo (USP), chamando-os de “cotistas” e “pobres”.

As demissões foram confirmadas por meio de notas oficiais enviadas às redações. O escritório Machado Meyer Advogados, por exemplo, anunciou a demissão de Marina Lessi de Moraes, afirmando que a decisão estava alinhada aos seus valores institucionais, com o compromisso de manter um ambiente inclusivo e respeitoso. O escritório Tortoro, Madureira e Ragazzi também confirmou a dispensa de Matheus Antiquera Leitzke, reiterando que não tolera práticas discriminatórias em suas instalações. O Castro Barros Advogados fez o mesmo, informando que Arthur Martins Henry foi desligado por atitudes incompatíveis com o ambiente da firma. O escritório Pinheiro Neto Advogados também comunicou que Tatiane Joseph Khoury não faz mais parte de sua equipe, destacando o repúdio ao racismo e qualquer forma de preconceito.

Repercussão do caso

O episódio gerou forte indignação nas redes sociais e foi amplamente criticado. O Centro Acadêmico XI de Agosto, que representa os alunos da Faculdade de Direito da USP, se manifestou, expressando “espanto, indignação e revolta” com as ofensas racistas e aporofóbicas proferidas pelos alunos da PUC-SP. A instituição ressaltou que o incidente representou uma violência contra toda a comunidade acadêmica.

Em resposta, a reitoria da PUC-SP determinou a apuração rigorosa dos fatos pela Faculdade de Direito. Em comunicado, a universidade afirmou que os responsáveis serão devidamente responsabilizados e conscientizados sobre as consequências de suas atitudes. A PUC-SP reiterou que manifestações discriminatórias são inaceitáveis e violam os princípios estabelecidos em seu Estatuto e Regimento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos