Caiado entrega viaturas em Catalão

Foram entregues nesta quinta-feira (29), uma série de investimentos do Governo de Goiás a segurança pública as forças de segurança e salvamento da região de Catalão. O governo entregou seis viaturas para o Corpo de Bombeiros, 25 para a Polícia Militar e a instalação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (8º CIPM), que será uma Companhia de Policiamento Especializado (CPE).

“O povo sente hoje que o governo é outro. Você não vê Goiás nas páginas policiais”, destacou o governador, Ronaldo Caiado. “Com a nossa polícia, de uma coisa eu tenho certeza: bandido não cresce em Goiás”

As novas viaturas destinadas aos bombeiros é composta por um caminhão autotanque adaptado para o combate de incêndios, adquirido em parceria com o Poder Judiciário e a Polícia Civil, uma unidade de resgate, duas unidades de vistoria e duas motocicletas. O investimento é no valor de R$ 626 mil, vindo do Fundo Especial Municipal para o Corpo de Bombeiros de Catalão (Fembom). A entrega ocorreu no pátio da prefeitura da cidade.

Enquanto as viaturas destinadas à PM fazem parte da renovação de frotas iniciadas pelo Estado no mês de março. Cheios de tecnologia, os veículos irão proporcionar conforto e segurança na hora do trabalho policial. O governador destacou que os investimentos feitos são respostas do Estado à atuação das forças policiais e de salvado, cuja a eficiência é refletida positivamente na vida dos goianos.

O processo de renovação envolve um total de 2.689 viaturas para a segurança púbica de Goiás que irão ser entregues até julho deste ano. No início do processo, o Governo de Goiás já havia entregado 400 novas viaturas e equipamentos para profissionais que fazem parte das forças de segurança da capital

“Hoje nós trouxemos aqui todas as viaturas novas, e a estruturação dessa companhia que passa a dar maior segurança a toda região Leste do Estado”, disse Caiado, que também exaltou a parceria entre as polícias Militar, Civil, e Técnico-Científica.

A instalação da 8ª CIPM, tem o objetivo de melhorar o suporte de policiamento ostensivo e preventivo de Catalão e seus municípios vizinhos. A nova companhia vai ajudar em ocorrências que exijam policiamento especializado com patrulhamento tático e apoio às unidades do 9º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM).

“Confiamos em nossa polícia e a empoderamos para não ficar sem poder agir. Onde tem bandido, ela vai lá, dá resposta e, não à toa, hoje temos o primeiro lugar na segurança pública”, Disse o vice-governador, Lincoln Tejota

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp