O governador Ronaldo Caiado está bem após passar por uma cirurgia no coração. Internado há três dias, ele já se levantou da cama e está conseguindo andar. O político de 73 anos de idade estava sentindo palpitações havia cinco dias e a operação em um hospital de São Paulo foi o único tratamento eficaz considerado pela equipe médica.
“O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, segue em recuperação após ter sido submetido a uma cirurgia de revascularização do miocárdio no Hospital Vila Nova Star em 08 de dezembro. O governador passa bem. Caminha pelo quarto e apresenta evolução satisfatória. Não há previsão de alta”, informa o boletim médico do hospital Vila Nova Star deste sábado, 10.
A expectativa é que ele permaneça internado na unidade por uma semana. Após exames, a equipe médica coordenada pela cardiologista e intensivista Ludhmila Hajjar, que já foi cotada como titular do Ministério da Saúde, identificou a necessidade de uma cirurgia de ponte de safena para revascularizar o miocárdio, o músculo do coração. O procedimento serve para retirar uma parte da veia safena da perna e inseri-la no coração para melhorar o fluxo cardíaco.
Este tipo de cirurgia é feito quando existe uma obstrução por placas de gordura dos vasos do coração, que são as coronárias, que não melhora com outros tipos de tratamento e que, por isso, aumenta o risco de complicações graves como o infarto. É o segundo procedimento cardíaco pelo qual passa Caiado. Há três anos, ele precisou ter um tubo perfurado chamado stent implantado em uma artéria do coração devido a uma angina, caracterizada como dor no peito causada pela diminuição do fluxo de sangue no coração.