Caiado garante doação de terreno para construção de Hospital do Câncer

O governador Ronaldo Caiado viabilizou nesta quarta-feira, 29, a doação do terreno onde será construído o hospital do câncer, em Goiânia. A unidade de saúde será referência em atendimento clínico e cirúrgico, além de quimioterapia, radioterapia e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) especializada.

A doação ocorreu após visita do governador ao Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quarta-feira, 29. A área é de 17 hectares que pertencia à Embrapa. A conquista do espaço é resultado de um longo trabalho de busca por um local que pudesse receber uma estrutura capaz de atender pacientes de oncologia infantil.

Agora, Caiado conta com apoio de deputados e senadores, por meio da destinação de emendas, para agilizar a construção do Complexo Hospitalar Oncológico. A unidade faz parte de uma ampla reformulação da assistência em Saúde em Goiás, iniciada com a regionalização da rede estadual, com abertura de policlínicas e hospitais regionais.

“Vai ser algo que vai mudar o perfil da Saúde no Estado de Goiás. As crianças que estiverem lá para serem tratadas vão ter a companhia dos pais. Para isso, haverá alojamentos qualificados”, reforçou Caiado.

O terreno está localizado próximo à BR-153 e à Ceasa. A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, neste ano, a Lei municipal nº 10.784, que isenta o Governo de Goiás da cobrança de impostos para a transferência do terreno.

Rede oncológica

A rede estadual para tratamento oncológico foi iniciada com a implantação, neste mês, em uma ala do Hospital Estadual do Centro-Norte (HCN), em Uruaçu. Conforme dados da Secretaria de Saúde, o HCN conta com 36 leitos de internação e 22 poltronas para a realização de até 750 sessões de quimioterapia mensalmente.

A unidade também recebe demanda clínica e cirúrgica, com estrutura de centro cirúrgico e UTI’s. O atendimento prevê oncológica do aparelho digestivo, urologia, proctologia, dermatologia, pneumologia e ainda, serviço de quimioterapia. A regulação é de responsabilidade do Complexo Regulador Estadual (CRE).

Também está em fase de implantação a unidade de transplantes do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), que contará com estrutura moderna em uma área de 644 m², e terá um total de 32 leitos, sendo seis exclusivos para transplante de medula óssea.

Após a inauguração, e credenciamento do novo serviço pelo Ministério da Saúde, o Serviço de Transplante de Medula Óssea do HGG terá a capacidade de realizar no mínimo seis transplantes por mês (transplante autólogo), além do atendimento ambulatorial de 45 pacientes por mês.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos