Press "Enter" to skip to content

Caiado garante doação de terreno para construção de Hospital do Câncer

O governador Ronaldo Caiado viabilizou nesta quarta-feira, 29, a doação do terreno onde será construído o hospital do câncer, em Goiânia. A unidade de saúde será referência em atendimento clínico e cirúrgico, além de quimioterapia, radioterapia e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) especializada.

A doação ocorreu após visita do governador ao Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quarta-feira, 29. A área é de 17 hectares que pertencia à Embrapa. A conquista do espaço é resultado de um longo trabalho de busca por um local que pudesse receber uma estrutura capaz de atender pacientes de oncologia infantil.

Agora, Caiado conta com apoio de deputados e senadores, por meio da destinação de emendas, para agilizar a construção do Complexo Hospitalar Oncológico. A unidade faz parte de uma ampla reformulação da assistência em Saúde em Goiás, iniciada com a regionalização da rede estadual, com abertura de policlínicas e hospitais regionais.

“Vai ser algo que vai mudar o perfil da Saúde no Estado de Goiás. As crianças que estiverem lá para serem tratadas vão ter a companhia dos pais. Para isso, haverá alojamentos qualificados”, reforçou Caiado.

O terreno está localizado próximo à BR-153 e à Ceasa. A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, neste ano, a Lei municipal nº 10.784, que isenta o Governo de Goiás da cobrança de impostos para a transferência do terreno.

Rede oncológica

A rede estadual para tratamento oncológico foi iniciada com a implantação, neste mês, em uma ala do Hospital Estadual do Centro-Norte (HCN), em Uruaçu. Conforme dados da Secretaria de Saúde, o HCN conta com 36 leitos de internação e 22 poltronas para a realização de até 750 sessões de quimioterapia mensalmente.

A unidade também recebe demanda clínica e cirúrgica, com estrutura de centro cirúrgico e UTI’s. O atendimento prevê oncológica do aparelho digestivo, urologia, proctologia, dermatologia, pneumologia e ainda, serviço de quimioterapia. A regulação é de responsabilidade do Complexo Regulador Estadual (CRE).

Também está em fase de implantação a unidade de transplantes do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), que contará com estrutura moderna em uma área de 644 m², e terá um total de 32 leitos, sendo seis exclusivos para transplante de medula óssea.

Após a inauguração, e credenciamento do novo serviço pelo Ministério da Saúde, o Serviço de Transplante de Medula Óssea do HGG terá a capacidade de realizar no mínimo seis transplantes por mês (transplante autólogo), além do atendimento ambulatorial de 45 pacientes por mês.