O governador de Goiás Ronaldo Caiado inaugurou, nesta terça-feira (01), o novo Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Professor Nion Albernaz, em Goiânia. A unidade que presta homenagem ao ex-prefeito da capital, recebeu R$ 9,3 milhões em recursos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), além de verba para aquisição de mobiliários e equipamentos.
Esta é a primeira vez em 30 anos que o órgão recebe investimentos para melhorar sua estrutura. A reforma ampliou em 65% a capacidade geral do Hemocentro, reduzindo o tempo de espera no atendimento, e oferecendo espaço mais confortável aos doadores de sangue. A área construída foi triplicada, de 1.995 metros quadrados para 5.750 metros quadrados, com projeto de paisagismo e ambientação com obras de arte espalhadas por todos os andares, o que resulta em acolhimento e humanização aos pacientes, doadores e trabalhadores.
Os avanços também foram expressivos na área técnica. O Laboratório de Análises Clínicas aumentou sua capacidade produtiva no setor de imuno-hematologia com a instalação de mais um equipamento de automação, garantindo, assim, mais segurança na tipagem sanguínea do doador. A obra foi realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), instituição que faz a gestão da unidade de saúde.
“Eu gostaria que todo cidadão goiano pudesse ter a oportunidade de caminhar aqui em todos os andares do Hemocentro de Goiás. É o melhor do País, com o nome do professor Nion Albernaz”, afirmou Caiado.