Caiado inaugura Escola Padrão Século XXI em Águas Lindas

Caiado inaugura Escola Padrão Século XXI em Águas Lindas

Caiado inaugura Escola Padrão Século XXI em Águas Lindas

O governador Ronaldo Caiado inaugurou uma nova Escola Padrão Século XXI, o Colégio Estadual Olavo Bilac, em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal (DF), nesta terça-feira, 6. O investimento total na construção da nova sede é de R$ 3,4 milhões.

O colégio tem um uma estrutura de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de ciências e informática, cozinha com refeitório, pátio coberto multiuso, vestiários, bloco administrativo completo, quadra poliesportiva coberta, além de todos os itens de acessibilidade e prevenção e combate a incêndios.

“Vamos ver aqui pessoas se destacando em várias áreas, melhorando a qualidade de vida das famílias e dos amigos, tudo isso em decorrência de uma educação de qualidade”, disse o governador.

Para Caiado, uma escola com essa estrutura vai mudar a realidade local: “Minha alegria é pensar que em 10, 15 anos, essa juventude de Goiás será outra”.

ATRASOS

A obra começou em 2013 e foi paralisada dois anos depois, após rescisão contratual por falta de pagamentos à empresa contratada. A atual gestão abriu uma nova licitação para erguer a nova sede do Colégio Olavo Bilac, a quarta escola inaugurada em Águas Lindas nos últimos dois anos. Em 2022, foram inaugurados o Colégio Estadual Cora Coralina e o Colégio Estadual Iris Rezende Machado. Já em 2021, o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Rocha Leal.

Para o prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti, a construção de escolas estaduais e municipais é essencial para a qualidade da educação e da vida dos estudantes.

“É dar dignidade aos nossos alunos para que sejam pessoas do bem no futuro”, disse o prefeito. “Desde o começo da gestão Caiado, a realidade da educação tem sido outra”, observou o coordenador regional de Educação, professor Francisco Wagner. Ele conta que trabalha na área há 18 anos e, destes, 14 foram passando dificuldades.

ESCOLA PADRÃO

Para a aluna Adriana de Oliveira, o novo prédio é um sonho antigo da comunidade escolar. “Como estudante do colégio desde o sexto ano, estou vendo os avanços que garantem para todos um ambiente de aprendizado agradável, inclusivo e moderno”, comentou a aluna.

Ainda na solenidade, Caiado descerrou a placa de inauguração da reforma do Colégio Estadual Piaget, também em Águas Lindas. A obra teve investimento de R$ 500 mil. “Nesses próximos três anos de governo, ainda vamos trabalhar muito, transformando colégios de placa em construções de alvenaria, com padrão de excelência”, disse o governador.

TRANSFORMAÇÃO

rede estadual de educação vive um período de investimento recorde. Desde 2020, o Governo de Goiás inaugurou 18 novos colégios estaduais Padrão Século XXI.

“São momentos como esse que a gente se realiza ao transformar o projeto de vida de centenas de crianças e desenhar a elas um futuro promissor, com dignidade e cidadania. Não conheço outro caminho para as pessoas saírem das dificuldades e limitações que não seja pela educação”, celebrou Caiado durante a inauguração.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quatro estudantes da PUC-SP são desligados após se envolverem em atos racistas durante jogo

Quatro estudantes de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) foram desligados de seus estágios em escritórios de advocacia após um vídeo viralizar nas redes sociais, mostrando atos de racismo e aporofobia cometidos durante uma partida de handebol nos Jogos Jurídicos Estaduais. O incidente ocorreu no último sábado, 17, em Americana, interior de São Paulo. Nos registros, os alunos ofenderam colegas da Universidade de São Paulo (USP), chamando-os de “cotistas” e “pobres”.

As demissões foram confirmadas por meio de notas oficiais enviadas às redações. O escritório Machado Meyer Advogados, por exemplo, anunciou a demissão de Marina Lessi de Moraes, afirmando que a decisão estava alinhada aos seus valores institucionais, com o compromisso de manter um ambiente inclusivo e respeitoso. O escritório Tortoro, Madureira e Ragazzi também confirmou a dispensa de Matheus Antiquera Leitzke, reiterando que não tolera práticas discriminatórias em suas instalações. O Castro Barros Advogados fez o mesmo, informando que Arthur Martins Henry foi desligado por atitudes incompatíveis com o ambiente da firma. O escritório Pinheiro Neto Advogados também comunicou que Tatiane Joseph Khoury não faz mais parte de sua equipe, destacando o repúdio ao racismo e qualquer forma de preconceito.

Repercussão do caso

O episódio gerou forte indignação nas redes sociais e foi amplamente criticado. O Centro Acadêmico XI de Agosto, que representa os alunos da Faculdade de Direito da USP, se manifestou, expressando “espanto, indignação e revolta” com as ofensas racistas e aporofóbicas proferidas pelos alunos da PUC-SP. A instituição ressaltou que o incidente representou uma violência contra toda a comunidade acadêmica.

Em resposta, a reitoria da PUC-SP determinou a apuração rigorosa dos fatos pela Faculdade de Direito. Em comunicado, a universidade afirmou que os responsáveis serão devidamente responsabilizados e conscientizados sobre as consequências de suas atitudes. A PUC-SP reiterou que manifestações discriminatórias são inaceitáveis e violam os princípios estabelecidos em seu Estatuto e Regimento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos