O primeiro laboratório de robótica include na região Nordeste do Estado foi entregue na manhã desta quinta-feira (27) pelo governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama, Gracinha Caiado. A unidade, que teve um custo de 155 mil, foi instalada na Associação Comunitária da Vila de São Jorge, no munícipio de Alto Paraíso de Goiás, ao norte do estado. Logo em seguida, também foram entregues títulos de regularização fundiária para 70 produtores rurais da região.
O governador ressaltou que seu objetivo é criar uma cultura em que as escolas públicas de Goiás sejam consideradas as melhores do país. “Nossa meta é proporcionar qualidade de educação a fim de que a criança seja competitiva em qualquer lugar do Brasil”, afirmou. “Acho que é fundamental essa visão de governo e, para isso, tenho focado muitas das minhas ações no Nordeste goiano”, assegurou.
Caiado ainda disse que não é possível se conformar com desigualdades, como ocorreu com os governos antigos, quando determinadas regiões eram mais privilegiadas do que outras. “Meu objetivo é ser um governador que atende aos mais carentes”, reforçou, ao listar a importância de parcerias com prefeitos, lideranças locais e cidadãos para “concretizar as ‘viradas’ necessárias ao Estado, em todas as áreas como saúde, segurança pública e programas sociais”.
O prefeito de Alto Paraíso, Marcus Adilson Rinco, elogiou a forma como Ronaldo Caiado tem trabalhado no Estado. “Os horizontes estão se abrindo. O Nordeste goiano, a Chapada dos Veadeiros finalmente são valorizados por um governo”, comentou.
Outro laboratório será inaugurado nesta sexta-feira (28) dessa vez em Cavalcante. “Qualquer criança que tiver uma boa instrução pode ser competitiva e fazer o que desejar na vida, porque teve uma base para superar as adversidades”, acrescentou.
Os laboratórios Include têm como objetivo promover a educação, modernizar as práticas de aprendizagem e favorecer o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. Essa é a quinta unidade a se inaugurada em Goiás tendo um investimento de R$ 930 mil em seis laboratórios pelo Estado. A meta é atender a 1,8 mil estudantes goianos que se encontram em situação de vulnerabilidade, até 2023.
Os laboratórios fazem parte do Goiás Social, em parceria com o Instituto Campus Party (ICP), que disponibiliza equipes que ajudam na capacitação de jovens entre 12 e 20 anos nas áreas de robótica, computação e mecânica, além de oficinas de empreendedorismo e internet das coisas, tudo gratuitamente.
Participar de um laboratório desse ensina a respeitar hierarquia, conviver, dá uma visão da sociedade. E isso não tem preço”, assinalou a coordenadora de laboratórios robóticos da Campus Party, Tieli Catia.
Posse definitiva
O governador e a primeira-dama ainda fizeram a entrega de títulos de regularização fundiária para 70 produtores rurais. Os atuais ocupantes garantiram a posse definitiva das terras onde moravam e passar a ter acessos às políticas públicas implementadas no Estado, como o crédito rural.
De acordo com Caiado, o Estado faz a sua parte que seria não deixar de regularizar as terras devolutas. “Entregamos essas propriedades de forma totalmente registrada e homologada, porque respeitamos a todos”, afirmou. “É um título definitivo para que vocês possam ter benefícios, como fazer investimento e ter a capacidade de comercializar seus produtos”, exemplificou.