Press "Enter" to skip to content

Caiado inaugura parque em homenagem às vítimas do atentado em Israel

Última atualização 29/02/2024 | 09:16

Em homenagem às vítimas do ataque do grupo terrorista Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, o governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta quarta-feira (28/2), o parque “Am Israel Chai” (O povo de Israel vive), na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), em Goiânia. O local recebeu o plantio de 1.200 mudas doadas pela Embaixada de Israel no Brasil, em alusão ao número de mortos.

Caiado ressaltou que o gesto também é uma forma de acolher o povo judeu em Goiás. “Esse parque será propriedade dividida com todos os judeus de Goiás e de outros estados, para que possam ver essa homenagem às vidas que foram retiradas de maneira bárbara e violenta. Goiás parte na frente ao criar esse parque, que servirá para o povo de Israel saber que, ao visitar o estado, será muito bem recebido”, destacou o governador.

De acordo com o presidente do Detran, Delegado Waldir, o local foi inspirado em um projeto de arborização das margens do Rio Meia-Ponte. “Nós trouxemos essa ideia, procuramos alguns órgãos, mas não tínhamos uma área própria, por isso a gente resolveu colocar dentro da nossa casa. É a nossa singela homenagem”, explicou. As mudas são de espécies nativas do Cerrado, sendo uma delas de oliveira, árvore típica de Israel.

O embaixador de Israel, Daniel Zonshine, explicou que a proposta é unir a homenagem com ações sustentáveis. “A ideia é de que a perda de cada um seja traduzida em renovação e, ao mesmo tempo, contribuir com a seguridade do meio ambiente”, afirmou. “Estamos olhando para os próximos anos e é importante para nós que esse bosque não apenas nos lembre do terrível evento que passou, mas também apresente um caminho a ser seguido”, ponderou Zonshine.

Caiado reforçou que o estado está aberto para receber os judeus e pediu pela paz. “É uma honra enorme tê-los aqui, porque nos traz a experiência e cultura de um povo que compartilha seus avanços tecnológicos e científicos. Aqui em Goiás a comunidade judaica pode viver em paz. Todos nós buscamos a paz, é o que queremos em nossas vidas”, salientou.

Parceria

Durante o evento, foram assinados dois termos de cooperação entre o Governo de Goiás e Israel. O primeiro firma ações conjuntas e políticas públicas de combate ao preconceito ao povo israelense e às instituições judaicas. O segundo acordo estabelece diretrizes para o compartilhamento de tecnologias em diversas áreas. “Apresentamos nosso compromisso de aumentar a cooperação em áreas como agricultura, indústria, defesa e muitas outras. Assim esperamos contribuir para a melhoria da qualidade de vida em Goiás”, projetou Daniel Zonshine.

No âmbito da agricultura, o acordo de cooperação entre Goiás e Israel prevê, por exemplo, a troca de informações e compartilhamento de tecnologias no sentido de aperfeiçoar o projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã. A expectativa é que as técnicas desenvolvidas em Israel para o plantio de frutas sirvam de referência e contribuam para alavancar a produção agrícola no Nordeste goiano.

O projeto do Governo de Goiás foi apresentado a Daniel Zonshine em agosto de 2023, quando o embaixador visitou uma das propriedades que produzem manga e maracujá irrigados, no município de Flores de Goiás. Segundo o titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo de Paula Rezende, o acordo representa um passo importante para a agricultura goiana. “A experiência israelense em tecnologia agrícola, especialmente no manejo de água e cultivo de frutas em ambientes desafiadores, promete trazer benefícios significativos para o projeto”, explicou.

O vice-governador Daniel Vilela ressaltou a importância estratégica da parceria. “Israel, como o detentor da melhor tecnologia de irrigação do mundo, se colocou à disposição, com toda a tecnologia do governo, para nos auxiliar e transformar a região mais vulnerável do nosso estado”. Vilela também agradeceu pelo apoio de Israel na educação em Goiás. O país fornece para a rede estadual de ensino os óculos OrCam MyEye, que possui tecnologia avançada para pessoas com deficiência visual ou com dificuldade de leitura.