Caiado inaugura Policlínica Regional com capacidade para 7 mil consultas por mês, em Goianésia

Nesta terça-feira, 12, o governador Ronaldo Caiado inaugurou a segunda unidade no modelo de policlínica em Goiás, localizada em Goianésia. A entrega oferece atendimento aos moradores de 60 municípios da região do Vale do São Patrício. “Vamos governar para terminar, para fazer com que as coisas funcionem, dando dignidade ao cidadão em cada região do Estado”, declarou Caiado ao falar das dificuldades que os baianos passam por precisar se deslocar para realizar tratamentos que são, muitas vezes, periódicos e para a vida toda. 

Os recursos para construção do local foram de quase R$ 9,4, milhões saindo dos cofres do Tesouro do Estado. A unidade possui capacidade para 7 mil consultas mensais e começou a funcionar no dia 04 de janeiro.

Em discurso, Caiado defendeu a união de forças com prefeitos e parlamentares para trabalhar em benefício do povo goiano. “É preciso que as pessoas acreditem que nossas lideranças podem somar à melhoria da qualidade de vida do povo”, afirmou.

Titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Ismael Alexandrino informou que a  policlínica traz melhorias no atendimento. “Tínhamos uma atenção primária de atribuição dos municípios e dos hospitais, e nada no meio para dar suporte. O governador, como médico, entendeu o vácuo assistencial que existia”, pontuou. “A policlínica representa, justamente, o elo entre a atenção primária e o hospital”, acrescentou.

Atendimento itinerante

Na região do Vale do São Patrício também está sendo disponibilizada a Carreta de Prevenção ao Câncer, que percorrerá os municípios vizinhos  para realizar ações de atenção à saúde da mulher. “Vamos poder diagnosticar o câncer de mama e de colo de útero na fase inicial. Isso é humanizar, é dar qualidade de vida”, pontuou Caiado.

O vice-governador Lincoln Tejota também participou da entrega de obras em Goianésia. “Já foram atendidas 300 pessoas essa semana [na policlínica]. São 300 pessoas que poderiam ter entrado, às vezes, em uma ambulância, gastado dinheiro do seu bolso, tirado do seu sustento, para ir para Goiânia”, finalizou Tejota. 

Fotos: Cristiano Borges e Lucas Diene

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp