Caiado inaugura segunda escola Padrão Século XXI em menos de uma semana

85% dos diretores de escola em Goiás afirmam nunca ter presenciado um atentado à vida em ambiente escolar

Caiado inaugura segunda escola Padrão Século XXI em menos de uma semana

Cerca de 400 alunos de Aparecida de Goiânia terão uma nova escola Padrão Século XXI, para começar as aulas do segundo semestre letivo, no Setor Retiro do Bosque. A unidade substitui estrutura de placa construída há mais de 30 anos.

O Colégio Estadual Elberto Alves Batista foi inaugurado na tarde desta sexta-feira ,04,pelo governador Ronaldo Caiado. Conta com área ampla, quadra poliesportiva, laboratórios (de química e informática) e salas de aula em laje plana.

“Inauguramos aquilo que é o sonho de todas as pessoas: um ambiente digno para educar as crianças. Nada me encanta mais do que ver essa criançada e a população alegre recebendo um padrão de colégio como este”, afirmou o chefe do Executivo goiano.

ESCOLA PADRÃO SÉCULO XXI

As obras de construção do centro de ensino começaram em 2013 e foram paralisadas em 2015 por falta de pagamento.

Após negociação e quitação de dívidas com fornecedores, os serviços foram retomados em dezembro de 2021, pela gestão do governador Ronaldo Caiado. A conclusão do colégio recebeu investimento de R$ 7,1 milhões do Tesouro goiano.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a estrutura receberá estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O novo edifício também receberá, de forma temporária, alunos do Colégio Estadual Olímpio Alves, que fica na Vila Sousa.

A escola, também de placas, será totalmente demolida para a construção de um novo e moderno prédio educacional.

Entre os alunos, a empolgação foi geral, principalmente, por conta do espaço físico da nova unidade.

“Agora temos um ginásio grande e vamos ter educação física”, comemorou a estudante Laura Vitória, que cursa o 7º ano e pertencia ao colégio Olímpio Alves.

“Temos uma estrutura incrível agora. Vamos poder ofertar a esses estudantes maior qualidade de educação”, disse a diretora Rosimeire Alves.

AÇÕES

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, destacou as ações do governador Ronaldo Caiado, que, para ele, mudaram o estado.

“É um grande parceiro da nossa cidade. Além dessa escola aqui, está fazendo reformas e derrubando aquelas antigas de placas. São muitas as ações do poder público municipal e estadual por Aparecida”, acrescentou.

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha diz que ficou feliz de participar da inauguração, de entregar junto com Ronaldo Caiado uma obra de qualidade e padrão.

“Edifica não só educação, mas todo o estado de Goiás. Reconheço que o trabalho de Caiado tem transformado a vida das pessoas. Isso orgulha todos os goianos”, frisou.

INVESTIMENTOS

Erguido no Padrão Século XXI, o colégio, no Setor Retiro do Bosque, foi o segundo inaugurado pela atual gestão do Governo de Goiás no segundo semestre letivo, iniciado nesta semana. Na última terça-feira ,1, o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Lázara de Fátima e Silva Flores, em Goianira, abriu as portas para receber 500 estudantes.

Ainda durante a entrega da nova unidade, o governador Ronaldo Caiado também inaugurou simbolicamente a reforma e ampliação de outros dois colégios estaduais em Aparecida de Goiânia: Rodolfo de Oliveira, no Parque das Nações; e Marsomilto Alves Oliveira, no Bairro Independência.

Foram investidos R$ 1,6 milhões entre obras de prevenção e combate a incêndio, reformas em instalações elétricas, de telhado e piso, além de construção de novas salas e sanitários.

“Acredito, senhores pais, que a única maneira de mudarmos a história para melhor é investindo na educação e dando apoio para as crianças”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quatro estudantes da PUC-SP são desligados após se envolverem em atos racistas durante jogo

Quatro estudantes de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) foram desligados de seus estágios em escritórios de advocacia após um vídeo viralizar nas redes sociais, mostrando atos de racismo e aporofobia cometidos durante uma partida de handebol nos Jogos Jurídicos Estaduais. O incidente ocorreu no último sábado, 17, em Americana, interior de São Paulo. Nos registros, os alunos ofenderam colegas da Universidade de São Paulo (USP), chamando-os de “cotistas” e “pobres”.

As demissões foram confirmadas por meio de notas oficiais enviadas às redações. O escritório Machado Meyer Advogados, por exemplo, anunciou a demissão de Marina Lessi de Moraes, afirmando que a decisão estava alinhada aos seus valores institucionais, com o compromisso de manter um ambiente inclusivo e respeitoso. O escritório Tortoro, Madureira e Ragazzi também confirmou a dispensa de Matheus Antiquera Leitzke, reiterando que não tolera práticas discriminatórias em suas instalações. O Castro Barros Advogados fez o mesmo, informando que Arthur Martins Henry foi desligado por atitudes incompatíveis com o ambiente da firma. O escritório Pinheiro Neto Advogados também comunicou que Tatiane Joseph Khoury não faz mais parte de sua equipe, destacando o repúdio ao racismo e qualquer forma de preconceito.

Repercussão do caso

O episódio gerou forte indignação nas redes sociais e foi amplamente criticado. O Centro Acadêmico XI de Agosto, que representa os alunos da Faculdade de Direito da USP, se manifestou, expressando “espanto, indignação e revolta” com as ofensas racistas e aporofóbicas proferidas pelos alunos da PUC-SP. A instituição ressaltou que o incidente representou uma violência contra toda a comunidade acadêmica.

Em resposta, a reitoria da PUC-SP determinou a apuração rigorosa dos fatos pela Faculdade de Direito. Em comunicado, a universidade afirmou que os responsáveis serão devidamente responsabilizados e conscientizados sobre as consequências de suas atitudes. A PUC-SP reiterou que manifestações discriminatórias são inaceitáveis e violam os princípios estabelecidos em seu Estatuto e Regimento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos